Tex 596 – “Oltre il fiume“, de Junho de 2010 e Tex 597 – “Il ponte di roccia“, de Julho de 2010. Argumento de Claudio Nizzi, desenhos de José Ortiz e capas de Claudio Villa. História inédita em Língua Portuguesa.
Ukasi, antigo aprendiz junto de Nuvem Vermelha dos Navajos, consegue convencer Cão Amarelo a tomar o poder junto dos Utes e regressar aos trilhos da guerra. Outrora chefe desta tribo, fora vencido e humilhado por Tex depois de um combate onde tentou usar meios desleais, levando à sua expulsão da tribo para a solidão das montanhas, onde foi revivendo amargurado os feitos do seu passado. Prometendo a Ukasi o ouro dos Navajos, Cão Amarelo vai conquistar o poder juntos dos Utes, atacando desde logo algumas aldeias navajo e levando consigo mulheres e crianças como reféns, com o objectivo de atrair Tex para o combate da vingança, desde há muito, ansiada.
Ortiz já sofre, muito naturalmente, do peso dos anos, deixando aqui um trabalho que não faz justiça ao enorme autor que o espanhol sempre foi. A aventura reflecte uma perda de qualidade que já vinha fazendo sentir-se de modo gradual nos seus últimos trabalhos, acentuada agora com cenários e ambientes pouco expressivos, salvando-se eventualmente alguns enquadramentos nas cenas de maior acção. Também as personagens estão envelhecidas, com especial realce para Carson, os índios assemelham-se muito entre si, enquanto que Tex, para além de se distinguir pouco do filho Kit em várias sequências, deambula sempre entre a composição ticciana, alguma caracterização ortiziana e outras onde o herói surge mesmo mal caracterizado.
Editado de uma postagem de: http://texwillerblog.com/wordpress/
Sem comentários:
Enviar um comentário