Richard Stoddert Ewell (8 de Fevereiro, 1817 – 25 de Janeiro, 1872) foi um militar dos Estados Unidos da América, que se notabilizou como general confederado durante a Guerra De Secessão.
Richard Ewell nasceu em Georgetown (D. C.) e graduou-se pela Academia Militar de West Point em 1840. Em tempos de paz, serviu no sudoeste dos EUA. Lutou na Guerra Mexicano-Americana, onde foi brevetado pela coragem.
Em Junho de 1861, com a secessão do sul, Ewell foi comissionado como General de Brigada do Exército Confederado. Lutou com distinção na Batalha De Manassas. Em Janeiro de 1862 foi promovido a Major General. Participou da Campanha do Vale e da Campanha da Península. Em um dos combates da campanha da Segunda Batalha De Manassas perdeu uma das pernas, que foi substituída por uma de madeira.
Em Maio de 1863, assumiu o posto de comandante do 2º. Corpo do Exército da Virgínia do Norte, com a patente de Tenente General, substituindo o lendário Stonewall Jackson. Sua performace na Batalha de Gettysburg, em Julho de 1863 é frequentemente criticada. Ewell teria perdido a oportunidade de ocupar elevações ao norte da cidade antes da concentração das tropas da União. Com essas posições tomadas, os confederados tornariam inviável a manutenção das defesas federais sobre Cemetery Ridge.
Continuou no comando do 2º. Corpo até a Batalha de Spotsylvania Court House, quando a sua saúde debilitada forçou a saída do comando de campo. Assumiu a direção das defesas da capital confederada Richmond. Foi capturado pelos federais no início de Abril de 1865. Após a guerra passou a residir numa fazenda próxima a Spring Hill (Tennessee), até a sua morte.
Sem comentários:
Enviar um comentário