domingo, 17 de julho de 2011

MOVIMENTO O SUL É O MEU PAÍS PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA

No próximo dia 6 de agosto de 2011, o Movimento O Sul é o Meu País realiza em São Miguel do Oeste o II Curso de Formação Política. O evento pretende reunir simpatizantes, militantes e lideranças de toda a região e terá uma programação semelhante ao 1º Curso realizado em Navegantes no início deste ano, além de contemplar outros temas.

De acordo com o presidente do Movimento, Celso Deucher, a promoção de mais um Curso de Formação, desta vez no Oeste de Santa Catarina, vai beneficiar além daquela região, também as regiões fronteiriças do Paraná e do Rio Grande do Sul, já que existem mais de 30 municípios que são bastante próximos. "Para aquela realidade preparamos um Curso especifico que vai abordar num primeiro momento as propostas defendidas pelo Movimento O Sul é o Meu País, para depois entrar na questão da necessidade e no papel das organizações municipais do Movimento, suas ações e metas a curto, médio e longo prazo”, diz.

Num segundo momento, durante a tarde do dia 6, o curso vai abordar a necessidade do Movimento lançar candidatos aos executivos e legislativos municipais. “Faremos, juntamente com estas análises, um breve estudo dos partidos políticos brasileiros e as normas da legislação eleitoral para quem quiser concorrer nas eleições de 2012, assim como, pretendemos delinear e debater com os participantes as estratégias de luta política do Movimento O Sul é o Meu País para os próximos cinco anos", explica o presidente.

Além destes temas, será feito por um convidado especial da entidade, breve relato sobre a atual situação dos movimentos autonomistas, federalistas e separatistas da Europa e de outras partes do mundo. "As reivindicações do direito de autodeterminação dos povos não é uma questão apenas do povo Sul-Brasileiro. Há muitos outros povos pelo mundo que estão na mesma situação e temos que ser solidários a eles, ao mesmo tempo que devemos estar atentos as mudanças na política internacional, principalmente na Organização das Nações Unidas e em outras entidades de defesa deste direito. Hoje o direito internacional em muitos casos transcende o direito interno, especialmente nos casos em que estão envolvidas as agressões a direitos humanos, como o de autodeterminação e isso é uma brecha providencial para que possamos transformar nossa causa numa luta de todos os povos ", enfatiza Deucher.

Por fim, também será abordado e discutido com os participantes do Curso, o projeto de "Consultas Populares" que o Gesul vai realizar nos próximos cinco anos e que pretende ouvir a população Sulista por etapas. "Estas consultas devem começar em 2011 e se estender até 2015, quando após estas cinco etapas, pretendemos comprovar de forma inequívoca que o Povo Sul-Brasileiro majoritariamente quer a sua autodeterminação. Serão efetuadas pesquisas de opinião a começar pelas capitais, depois nas cidades com mais de 100 mil habitantes e por fim vamos espraiar esta ação para todos os municípios do Sul. Iniciaremos com apenas 30 pesquisadores e pretendemos terminar as Consultas em 2015, envolvendo cerca de 30 mil pessoas nos três estados", detalha Deucher, que também é o Secretário geral do Gesul, entidade que vai coordenar estas ações.

A coordenação do II Curso de Formação Política em São Miguel do Oeste está a cargo da direção do Movimento O Sul é o Meu País de Bandeirante, através do seu presidente, Marcelo Alex Berti e desde já os interessados podem fazer suas inscrições pelo e-mail: marceloalexberti2009@hotmail.com ou ainda diretamente pelos fones: (49) 9105-1391 - 8421-0294. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado de participação ao final do Curso.

Sem comentários:

Enviar um comentário