domingo, 8 de janeiro de 2012

Um Erro Fatal/Os Exterminadores


Com quatro carroças e vinte bem armados caçadores de peles o Sr. Barrow de Monticello (povoado de Utah) percorre as pradarias da reserva indígena ute por várias semanas perseguindo uma grande manada de búfalos e dizimando-a pouco a pouco. Após abaterem e arrancarem suas peles deixam para trás centenas de carcaças de animais apodrecendo no pasto. A sangrenta cruzada já se aproxima de território navajo.

Um mês depois dos primeiros incidentes Tex, Kit e J. Tigre se encontram em Utah com Escudero, chefe dos Utes, que lhe expõe o problema e suas preocupações. Temendo um conflito entre índios e militares Tex consegue com o chefe indígena o apoio de 20 guerreiros para que lhe ajudarem a por um fim naquela chacina.

Agindo imediatamente o chefe dos navajos e os guerreiros utes enviam sinais de fumaça a outros indígenas, inclusive navajos, e formam um círculo em torno dos caçadores que se encontram espalhados por uns 15 kms. Os caçadores ao perceberem a ameaça em forma de fumaça logo tratam de se reunirem em um grande acampamento.

Sentindo-se mais seguros, os caçadores entram em verdadeiro pânico quando no meio da noite se vêem atacados por dezenas de flechas incendiárias. Em meio ao alvoroço os cavalos fogem e as carroças queimam em uma grande fogueira no centro do acampamento. Os caçadores escondidos de armas em punho, tensos e aterrorizados esperam pelo ataque mortal... que não acontece.

Uma hora depois já sem a maioria dos cavalos, as caroças transformadas num monte de cinzas e temendo pelo pior, o Sr. Barrow ordena que seus homens escavem uma trincheira em volta do acampamento enquanto ele, protegido pela escuridão foge para Monticello buscar ajuda; e salvar-se daquela horrível situação.

Amanhece e ainda sem dormir os sitiados caçadores vêem surgir três cavaleiros. Estes se aproximam e logo deixam bem claro a todos a situação em que eles alí se encontram. Ou deixam imediatamente o local esquecendo as caçadas em território indígena ou serão escalpelados e jogados apodrecendo na pradaria como fizeram aos búfalos. Naquele momento às suas voltas elevam-se numerosos sinais de fumaças como a confirmar as palavras de Tex.

Um dos caçadores se aborrece por estar diante de amigos dos índios e antes que pudesse ofende-los é jogado ao solo por potente soco no queixo, desferido pelo recém chegado. Através de Morty, um dos caçadores, Tex descobre que o agente indígena Christian Mayer "autorizara" Barrow e seus caçadores agirem na região através de um documento Ute em troca de cobertores e rifles. O guia ute Towoka ainda quer discutir mas também recebe dura lição do já impaciente Tex.

Deixando os convencidos exterminadores com seu destino em suas próprias mãos, os três parceiros partem para Monticello em busca dos mentores daquela safadeza. Apressados os caçadores estavam se preparando para partir mas mal tem tempo de escalarem uns montes próximos, quando alguns metros abaixo de seus pés, passa uma perigosa manada de búfalos conduzida por índios navajos.

Os três pards chegam no povoado de Monticello ao entardecer daquele dia. Quase ao centro do povoado deparam-se com Barrow e Mayer que os observam com ar de desdém e superioridade. Os forasteiros não perdem tempo para aborda-los. É então, neste encontro de Tex com estes "influentes cavalheiros da cidade" e deste "amistoso diálogo" que veremos o ato final desta aventura.

Roteiro de G.L. Bonelli, arte e capa de A. Galleppini

Sem comentários:

Enviar um comentário