terça-feira, 3 de agosto de 2010

Austin

Austin é a capital do estado norte-americano do Texas. É a sede do Condado de Travis e também da Universidade do Texas em Austin.

Situada na 'Terra das Colinas' (Hill Country) na região central do Texas, Austin é a quarta maior cidade do estado (depois de Houston, San Antonio e Dallas), e a 16ª maior dos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Recenseamento dos Estados Unidos (U.S. Census Bureau), Austin tem uma população de 709.893 desde o 1º de julho de 2006. A cidade é o centro cultural e econômico da Área Metropolitana Austin-Round Rock, com uma população de mais de 1,5 milhão de pessoas, e encontra-se entre as cidades americanas de crescimento mais rápido.

Austin foi selecionada a segunda melhor cidade grande na lista de "Melhores Lugares Para Morar" da revista estadunidense Money em 2006, e a "Cidade Mais Verde dos Estados Unidos" pela MSN ("Verde" referindo-se ao compromisso à vida sustentável).

Residentes de Austin são conhecidos como "Austinites" e incluem uma mescla de professores universitários, estudantes, políticos, lobistas, músicos, funcionários públicos, e trabalhadores de colarinho azul e branco. Austin é sede de muitas companhias de alta tecnologia, o que dá à cidade o cognome das "Colinas do Silício" (nome referente ao Vale do Silício [Silicon Valley] na Califórnia, onde se situam muitas companhias de alta tecnologia). O cognome oficial da cidade é "A Capital Mundial da Música ao Vivo," que refere ao grande número de músicos e clubes de música ao vivo. Em anos recentes, muitos residentes têm adotado o lema "Mantenha Austin Esquisita" (Keep Austin Weird); isto refere-se parcialmente ao estilo de vida eclético e progressista de muitos residentes, mas também é o slogan de uma campanha para conservar negócios locais e resistir à comercialização.

Antes da chegada de colonizadores dos Estados Unidos, a área que tornaria-se Austin era habitada por uma variedade de tribos nômades norte-americanas, entre eles os tonkawas, comanches, e apaches lipan.

Em 1835 foi fundada uma pequena colônia chamada Waterloo às margens do Rio Colorado que em 1839 foi designada pelo então-presidente da República do Texas, Mirabeau Lamar, a capital da ainda jovem nação. Lamar designou o nome da nova capital Austin para comemorar Stephen F. Austin, conhecido como o Pai do Texas, líder da colonização anglo-americana e figura importante na independência do Texas.

A construção do Capitólio (sede legislativa) foi completada em 1888 que, na época, era o 7º maior edifício do mundo. Financiado pela famosa XIT Ranch, o Capitólio ainda faz parte do horizonte da cidade. Muitos texanos têm orgulho do capitólio texano ser maior do que o capitólio nacional em Washington, DC.

Em setembro de 1881, as escolas públicas de Austin deram suas primeiras aulas. Naquele mesmo ano, o Colégio (agora Universidade) Huston-Tillotson abriu as suas portas.

Nos anos 50, os primeiros laboratórios de pesquisa e think tanks ("catalisadores de idéias") foram construídos. Enquanto a economia de Austin prosperava, cinemas, piscinas públicas e bibliotecas foram abertas.

A subcultura musical de Austin nasceu nos anos 70, quando artistas como David Rodriguez e Willie Nelson trouxeram atenção nacional à cidade.

Atualmente, Austin é conhecida tanto por sua vida cultural quanto suas inovações high tech. Também é conhecida pelos senadores e professores que deram forma ao começo da cidade. O mesmo sucesso que deu a Austin uma boa reputação nacional hoje traz a necessidade de tomar muitas decisões difíceis.

Austin encontra-se aos 165 metros acima do nível do mar. Segundo o Censo de 2000, a cidade possui uma área total de 669,3 km², do qual 651,4 km² é terra e 18 km² (2,67%) é água.

Austin situa-se no Rio Colorado (distinto do outro Rio Colorado em Arizona), com três lagos (artificiais) concentradas dentro dos limítes da cidade: Town Lake (oficialmente Lady Bird Lake, homenagem à ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Lady Bird Johnson, residente da cidade), Lake Austin, e Lake Walter E. Long. O começo do Lake Travis (incluindo a Represa Mansfield) também se situa dentro das fronteiras municipais. A cidade também se situa na Falha Balcones, que, numa grande parte da cidade, corresponde à rota da Rodovia Estatal 1 (Loop 1 ou, mais comum, Mopac Expressway). A parte leste da cidade é relativamente plana, enquanto a parte oeste da cidade e os subúrbios ocidentais constam de colinas do Hill Country. Devido ao fato das colinas no oeste serem na maior parte pedra calcária coberta por uma camada fina de solo, seções da cidade são sujeitas a inundação súbita por parte das vazões causadas por trovoadas. Para controlar as vazões e gerar eletricidade hidrelétrica, a Autoridade do Rio Colorado Inferior (Lower Colorado River Authority) opera uma série de represas que formam parte dos Lagos Altimontanos do Texas (Texas Highland Lakes). Os lagos também providenciam lugares para passear de barco, nadar, e praticar outros tipos de lazer dentro dos vários parques encontrados ao beira-lago.

Um lugar de proeminência local é a Mount Bonnell. Aos 237,7 m acima do nível do mar, é uma formação de pedra calcária que dá belas vistas do Lake Austin e das muitas casas elegantes situadas ao redor do lago.

Austin tem um clima úmido subtropical, caracterizado por verões quentes e invernos suaves. Em média, Austin recebe 853 mm de precipitação por ano, a maioria na primavera com um máximo secundário no outono. Durante a primavera, trovoadas às vezes ocorrem, mas furacões são raros na cidade.

O verão em Austin é uma estação quente e úmida, com temperaturas médias que atingem mais de 32 graus de junho até setembro. Temperaturas acima de 38 graus são comuns. A temperatura mais quente já observada foi de 44,4 graus no dia 5 de setembro de 2000. Em um ano completo são em média 111 dias acima de 32 graus e 198 dias acima de 27 graus.

O inverno em Austin é uma estação suave e seca comparada ao resto do ano. Em um ano completo, são em média 88 dias abaixo dos 7 graus e só 24 dias quando a temperatura mínima cai abaixo de 0 graus. A temperatura mais fria já observada foi de -18,9 graus no dia 31 de janeiro de 1949. É raro nevar em Austin, mas cada um ou dois anos Austin recebe uma tempestade de gelo que congela as estradas e causa que a cidade pare completamente por um dia.

Austin é administrado por uma câmara municipal composta de 7 vereadores, todos eleitos pela cidade inteira, e por um prefeito eleito. Eleições para prefeitos e vereadores são não-partidárias, com uma eleição de segundo turno caso nenhum candidato tenha uma maioria absoluta. Austin permanece uma anomalia entre as grandes cidades do Texas pelo fato de todos os vereadores serem eleitos pela cidade inteira, em vez de por distritos eleitorais.

O prefeito atual de Austin é Will Wynn. Seu segundo turno acaba em 2009.

Wynn é membro da Coalição dos Prefeitos Contra as Armas Ilegais, um grupo de prefeitos (tanto Republicanos quanto Democratas) que é liderado pelos prefeitos de Boston (Thomas Menino) e Nova Iorque (Michael Bloomberg).

Os maiores atores políticos municipais de Austin são os chamados grupos de interesse, como o pró-ambiental Save Our Springs Alliance, a Associação de Policiais de Austin, o Partido de Pedágio de Austin, e o Conselho Comercial de Austin. O Partido Democrata do Condado de Travis também é uma organização ativa e bem-estabelecida, as operações eleitorais do qual geralmente podem levar um candidato à vitória nas eleições contestadas.

Uma controvérsia que dominou nos anos 90 era o conflito entre ambientalistas, com apoio forte no centro da cidade, e apoiantes do desenvolvimento urbano, que moravam em grande parte nos subúrbios. A câmara tem tentado mitigar a controvérsia, apoiando a idéia de "desenvolvimento esperto", mas o desenvolvimento e a proteção ambiental ainda são as questões mais divisórias na política municipal. Atualmente, os mais conservadores em Austin queixam-se que os problemas de congestionamento são produtos da política ambiental da cidade, que fazia com que a câmara negasse permisão para a expansão rodoviária e a construção de novas ruas para o tráfego. Progressistas dizem que os esforços dos ambientalistas ajudaram a estabelecer os grandes espaços verdes da cidade, dos quais muitos residentes gozam. Progressistas também mantêm que, ao contrário de muitas outras cidades do Texas, os planos de "desenvolvimento esperto" contribuíram a uma densidade de população no centro da cidade que cresce a um nível muito rápido.

Austin é conhecida como um centro para a política progressista em um estado geralmente muito conservador, o que leva alguns conservadores texanos a chamar a cidade da "República Popular de Austin.” A exceção são os bairros suburbanos da cidade, especialmente as do norte e oeste, e as cidades-satélite, que costumam ter uma política mais conservadora.

Uma conseqüência destas divisões foi que no mais recente plano de redistribuição de distritos eleitorais (formulado pelo ex-deputado federal Tom DeLay e implementado pelo congresso republicano), que por lei é mandada depois de cada censo, o centro da cidade ficou dividido entre vários distritos enormes para que a força eleitoral democrata fosse diminuída. A oposição reclamou que a divisão dos distritos era muito parcial, e um processo contra o estado foi lançado por ativistas de minorias raciais e democratas. Em 28 de junho de 2006, numa decisão de 7 a 2, a Suprema Corte dos Estados Unidos sustentou todos os distritos, com a exceção de um distrito hispânico-majoritário na parte sudoeste do estado. Isto pode afetar os distritos de Austin, como o distrito do deputado local Lloyd Doggett não foi encontrado a ser suficientemente compacto para compensar pela reduzida influência de minorias no distrito do sudoeste.

Em média, a cidade é uma mistura de progressismo central e conservatismo suburbano, mas a cidade resta firmemente na esquerda social. Em 2004, o senador federal John Kerry ganhou uma grande maioria dos votos no Condado de Travis. Dos seis distritos eleitorais estatais, três são extremamente democratas, e três são distritos que trocam de partido entre republicanos e democratas (atualmente, todos são controlados pelo Partido Democrata). Para eleições federais, dois dos três distritos eleitorais federais são controlados pelo Partido Republicano; isto é resultado da divisão do centro da cidade entre distritos com grandes maiorias republicanas. O Condado de Travis também foi o único condado no Texas a rejeitar uma emenda à Constituição Estatal que proibiria o casamento homossexual e qualquer status que daria direitos para cônjuges homossexuais – e rejeitou-a com uma grande maioria (60% contra, 40% a favor)

Austin também é uma área ativa para o Partido Libertário. Enquanto os libertários permanecem um partído pequeno, ocasionalmente ganham muitos votos quando contestam eleições em quais só há um outro candidato que seja republicano. Ex-candidato libertário à presidência Michael Badnarik é originário de Austin, e um outro, Ron Paul, representou um distrito eleitoral federal que inclue parte da área da Grande Austin.

Segundo o censo de 2000, havia 656.562 habitantes, 265.649 lares, e 141.590 famílias residentes na cidade (que compara a São Francisco na Califórnia ou Memphis no Tennessee). A densidade da população era de 1.007,9 por km². Havia 276.842 residências com uma densidade média de 425,0 por km². A composição racial da cidade era de 65,36% de brancos, 10,05% de negros ou afro-americanos, 4,72% de asiáticos, 0,59% de nativos americanos, 0,07% das ilhas do Oceano Pacífico, e 16,23% de outras raças. 30,55% da população era hispânica ou latina, que pode ser de qualquer raça.

Dos 265.649 lares, 26,8% deles havia uma criança menor de 18 anos no mesmo lar, 38,1% eram casais morando juntos, 10,8% havia um chefe-de-lar feminino sem marido presente, e 46,7% eram não-famílias. 32,8% dos lares eram compostos de indivíduos e 4,6% eram de pessoas maiores de 65 anos morando só. O número médio de habitantes por lar era de 2,4 e o tamanho da família média era de 3,14.

A composição da população era de 22,5% menores de 18 anos, 16,6% entre 18 e 24, 37,1% entre 25 e 44, 17,1% entre 45 e 64, e de 6,7% com 65 anos ou mais. A idade média era de 30 anos. Por cada 100 mulheres havia 105,8 homens.

O rendimento médio para um lar na cidade era de $42.689 anuais e o rendimento médio para uma família era de $54.091 anuais. Os homens tinham um rendimento de $35.545 enquanto mulheres tinham um rendimento de $30.046. O rendimento anual per capita era de $24.163. Aproximadamente 9,1% de famílias e 14,4% da população viveram abaixo do nível de pobreza, inclusive 16,5% dos menores de 18 anos e 8,7% dos com 65 anos ou mais. De 2000 a 2005, o preço médio de uma casa subiu 34%.

A Área Metropolitana Austin-Round Rock continha 1.452.529 habitantes em 2000. Combinada com a população da Área Metropolitana de San Antonio (quase 129 km ao sul), a população em 2000 era de mais de 3,3 milhões de habitantes, que compara à cidade americana de Minneapolis-St. Paul.

Sem comentários:

Enviar um comentário