A Batalha Da Montanha Cloyd foi uma vitória da União durante a Guerra Civil Americana, ocorrida na Virgínia Ocidental em 9 de maio de 1864 e que resultou na destruição da última conexão ferroviária do Tennessee para a Virgínia, importante rota de transporte dos Confederados.
O general-de-brigada George Crook comandava as tropas da Virgínia Ocidental, formada por três brigadas da divisão de Kanawha. Quando Ulysses S. Grant lançou a ofensiva militar na primavera de 1864, dois exércitos da União tentaram tomar Richmond e o terceiro foi para o Vale de Shenandoah. As tropas de Crook também se envolveram na ofensiva e começaram a marchar pelos Montes Apalaches, no sudoeste da Virgínia. Seu objetivo era destruir a ferrovia Virginia- Tennessee, operando em conjunto com a ofensiva de William W. Averell que tinha metas similares. O general-de-brigada Albert G. Jenkins era o comandante de poucas unidades confederadas que protegiam a estrada de ferro. Jenkins assumira o comando um dia antes do exército de Crook se aproximar da ferrovia.
Durante a "Campanha de Gettysburg" em 1863, a brigada de Jenkins era formada por cavalarianos de Richard S. Ewell. Jenkins liderou seus homens através do Vale do Cumberland dentro da Pensilvânia e incendiou toda a vizinhaça da ferrovia, inclusive construções e pontes. Ele acompanhara a coluna de Ewell para Carlisle na Pensilvânia, havendo um confronto com uma milícia da União na Batalha de Sporting Hill, próxima a Harrisburg. Depois da Batalha de Gettysburg, Jenkins foi ferido em 2 de julho e não participou do restante da luta. Ele não se recuperaria até o outono. Durante o início de 1864 ele organizou uma grande força de cavalarianos para combaterem na Virgínia Ocidental. Em maio, Jenkins foi nomeado comandante do Departamento da Virgínia Ocidental que tinha o quartel-general em Dublin.
As forças em oposição
União
Segunda Divisão - General de brigada George Crook
Primeira Brigada — Coronel Rutherford B. Hayes
23ª Infantaria de Ohio — Tenente-Coronel James M. Comly
36ª Infantaria de Ohio — Coronel Hiram F. Devol
Destacamento, 34ª Infantaria de Ohio —
5º Regimento da Cavalaria dos Voluntários da Virginia Ocidental (Desmontada) — Coronel A. A. Tomlinson
6º Regimento da Cavalaria dos Voluntários da Virgínia Ocidental (Desmontada)
Segunda Brigada — Coronel Carr B. White
12ª Infantaria de Ohio — Coronel J. D. Hines
91ª Infantaria de Ohio Infantry — Coronel John A. Turley
9º Regimento de Infantaria dos Voluntários da Virgínia Ocidental — Coronel I. H. Duval
14º Regimento de Infantaria dos Volutnários da Virgínia Ocidental — Coronel D. D. Johnson
Terceira Brigada — Coronel Horatio G. Sickel
3º Regimento Reserva da Pensilvânia — Capitão da União J. Lenhart
4º Regimento Reserva da Pensilvânia — Coronel R. H. Woolworth
11º Regimento dos Voluntários da Virgínia Ocidental — Coronel Daniel Frost
15º Regimento de Infataria da Virgínia Ocidental — Tenente Coronel Thomas Morris
Artilharia
1ª Bateria de Ohio — Capitão James R. McMullin
1ª Bateria do Kentucky — Capitão David W. Glassie
Divisão da Cavalaria — Brig. Gen. William Woods Averell
1ª Brigada da Cavalaria — Brig. Gen. Alfred N. Duffie
2º Regimento da Cavalaria dos Voluntários da Virgínia Ocidental — Coronel William H. Powell
Destacamento, 34º da Infantaria de Ohio — Tenente-Coronel John W. Shaw
Destacamento, 3º Regimento daq Cavalaria dos Voluntários da Virgínia Ocidental — Maj. Seymour B. Conger
Segunda Brigada da Cavalaria — Coronel J. M. Schoonmaker
14ª Cavalaria da Pensilvânia
1º Regimento da Cavalaria dos Voluntários da Virgínia Ocidental
Confederados
Departamento do Sudeste da Virgínia — General de Brigada Albert G. Jenkins (mortalmente ferido e capturado); John McCausland
4ª Brigada - Coronel John McCausland
45º Regimento de Infantaria da Virginia
60º Regimento de Infantaria da Virgínia
36ª da Virginia (apenas companhia "A")
400 desmontados da 10ª Cavalaria do Kentucky
Guardas
Brigada de Morgan — Brig. Gen. John Hunt Morgan (brigadistas que chegaram tarde e tomaram parte apenas da retirada)
5ª Cavalaria do Kentucky - Coronel D. Howard Smith
Jenkins decidiu ficar na Montanha Cloyd e construiu uma forte posição defensiva. Quando Crook chegou ele optou por um assalto frontal mas concluiu que as fortificações confederadas eram bem fortes e que podiam dizimar seu exército. Ele circundou a área de floresta e usou isso como cobertura para cercar os confederados pelo flanco direito.
Crook começou a batalha com o fogo da artilharia e enviou a brigada verde da Virgínia Ocidental do Coronel Carr B. White para o flanco. Crook permaneceu com duas brigadas sob o comando de Horatio G. Sickel e do futuro presidente dos Estados Unidos Rutherford B. Hayes e partiu para o ataque frontal enquanto os verdes estavam a caminho. A brigada de Carr, no primeiro momento da luta, avançou cerca de 20 metros da posição inimiga até começar a sofrer pesadas baixas e ter que recuar. Crook, moveu-se com a brigada de Hayes e desmontou.
As tropas tiveram de lutar com os confederados corpo-a-corpo. Houve incêndio e muitos homens das brigadas de Sickel e Hayes foram queimados. As duas brigadas começaram a recuar quando Crook enviou dois regimentos descansados para a frente que estava Hayes. Os virginianos ocidentais finalmente avançaram contra os canhões. As tropas de Ohio começaram a atacar a força central dos confederados. Nesse momento Jenkins foi mortalmente ferido e capturado pelos soldados da União. Seu segundo-em-comando, John McCausland, assumiu o comando da retirada.
A batalha da Montanha Cloyd foi curta e envolveu pequeno número de combatentes, mas se tornou uma das mais selvagens lutas da guerra. As baixas foram proporcionalmente bastante altas. Crook perdeu 688 homens, cerca de 10% da sua força. Os confederados perderam menos homens: 538 ou 23% das suas forças. A batalha foi considerada uma vitória da União pois Crook conseguiu o que queria: destruiu a estação ferroviária de Dublin. Averell também acabou com muitas pontes e trilhos, atingindo uma linha vital de suprimentos dos confederados.
Sem comentários:
Enviar um comentário