quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MOVIMENTO PAULISTA LANÇA NOTA DE REPÚDIO

MOVIMENTO PAULISTA LANÇA NOTA DE REPÚDIO

24 de janeiro de 2011

Como já é costume desde o inicio da década de 1990, a Rede Globo de Televisão continua tentando demonizar os Movimentos Separatistas (do Sul e de São Paulo) ligando-os com grupos que defendem idéias racistas e xenófobas. Da mesma forma como aconteceu como o Movimento O Sul é o Meu País em 1993, no último dia 2 de janeiro o programa Fantástico colocou a sua equipe de reportagem a campo para combater o Movimento Paulista, tendo como pano de fundo um caso de xenofobia praticado por um irresponsável estudante de São Paulo, ligando-o através de imagens forjadas com as idéias defendidas pelo MRSP (Movimento República de São Paulo).

Por tratar-se de um atentado contra os princípios daquele Movimento, sua diretoria decidiu por bem lançar uma Nota de Repúdio a atitude da Rede Globo de Televisão. A Nota, na sua integra é a que segue abaixo:



MRSP – MOVIMENTO REPÚBLICA DE SÃO PAULO

NOTA OFICIAL DE REPÚDIO À ASSOCIAÇÃO DA IMAGEM DO MRSP- (MOVIMENTO REPÚBLICA DE SÃO PAULO) A RACISMO E OUTRAS AÇÕES CRIMINOSAS

O Movimento República de São Paulo – MRSP, vem a público formalizar veementemente repúdio contra o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. Em especial a caluniosa tentativa de associar a imagem deste grupo, bem como de seus associados, a práticas de crimes e apologia ao racismo e ao nazismo. Tentativa esta feita em reportagem levada ao ar na data de 02 de janeiro de 2011, também disponível na internet no seguinte endereço eletrônico: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1639045-15605,00-JOVENS+HUMILHAM+NORDESTINOS+E+POBRES+EM+COMUNIDADES+PELA+INTERNET.html

No decorrer da reportagem que fazia denúncias de crimes cometidos por nazistas e racistas exibiu-se a logomarca do MRSP. Tratando-se de clara tentativa de associar tais práticas ao membros deste Movimento. Há ainda o depoimento tendencioso do Historiador Marco Antonio Villa que afirma, de forma tendenciosa que "...tendências separatistas que sempre levam à discriminação e ao racismo". Houve também clara tentativa de ludibriar a população tentando associar o jovem Caio César a este Movimento. Destaque-se que o mesmo não é e nunca foi membro do MRSP.

Da mesma forma destacamos que temos o mesmo pensamento levado a público pela delegada Magarett Barreto, entrevistada durante a reportagem. Concordamos que o argumento "raça" como motivo para defesa de teses, quaisquer que sejam, é crime. Lamentamos as ofensas conta a Escola de Samba Acadêmicos do Tucurivi, mais ainda lamentamos esta tentativa sem ética do Programa Fantástico de denegrir a imagem do MRSP que é uma organização pacífica, que não aceita defensores de teses criminosas em seu quadro de membros, bem como hoje defende muito mais que apenas a autonomia de São Paulo, mais sim a defesa da maior autonomia para todos os entes desta Federação.

In fine, o MRSP informa que entrará com as medidas legais cabíveis contra o Programa Fantástico e contra qualquer ente, pessoa jurídica ou física, que tente associar a entidade com atos racistas e ilícitos. Isto posto, solicitamos:
-Concessão de direito de resposta em veículo televisivo, radiofônico e impresso, devidamente fundamentado do artigo 5º, V da Constituição Federal de 1988;
"ART 5º V- É assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, além de dano material, moral ou à imagem"

São Paulo, 03 da Janeiro de 2011

MOVIMENTO REPÚBLICA DE SÃO PAULO
Contato: diretoriamrsp@yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário