Por José Carlos Francisco
Depois de 2010 ter ficado gravado a letras de ouro na história de Tex na América Lusófona, devido à presença do consagrado desenhador de Tex, Fabio Civitelli, em Outubro passado para participar do 17º Fest Comix em São Paulo, tudo parece indiciar que 2011 será mais um ano histórico para Tex e para os seus fãs e coleccionadores sul-americanos já que há fortíssimas probabilidades de Giovanni Ticci, o terceiro desenhador de Tex na quantidade de páginas desenhadas, após Galeppinni e Lettèri e que supera a marca das 7.000 páginas de Tex, também poder estar presente este ano em Curitiba, entre os dias 14 e 17 de Julho, no decurso da primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba.
Segundo Fabrizio Andriani, um dos responsáveis da organização, o evento ainda está em seus primórdios, mas deverá contar com a participação de grandes nomes da banda desenhada da América Portuguesa. Em Julho próximo, acontecerá o lançamento do evento, que será apelidado de número Zero.
Curitiba é uma cidade muito envolvida com a banda desenhada e cuja Gibiteca que irá completar 30 anos em 2012, é a mais antiga da América Latina. Devido a esse, mas também a outros motivos, os responsáveis do evento acharam ser da mais elementar justiça que a cidade de Curitiba venha a ter um evento desta magnitude, para além de Curitiba estar a passar por um momento muito favorável culturalmente e economicamente, já que a cidade pertencente ao Estado do Paraná cresceu muito nos últimos tempos e vem gente do país inteiro para morar nessa linda e especial cidade, que inclusive está preparada para receber turistas do mundo inteiro, fazendo tudo isto com que a cidade tenha um ar mais cosmopolita.
Nesta convenção de número Zero, os responsáveis querem que o seu país e o mundo fiquem a saber que em Curitiba está a começar um novo evento de banda desenhada e ser mais um espaço de discussão e aprimoramento e claro, encontro entre fãs e seus ídolos da nona arte, inclusive no que a Tex diz respeito.
Tal como já anunciamos, o evento vai acontecer no mês de Julho deste ano entre os dias 14 e 17 e contará com uma exposição dedicada ao TEX. Exposição essa que terá a bênção de Giovanni Ticci, um dos grandes desenhadores do Ranger e que participará como embaixador da Bonelli em comemoração ao ano da Itália no Brasil.
Em breve e assim que houver mais informações concretas, voltaremos ao assunto, mas segundo as investigações que estamos já a efectuar a vários níveis, poderá haver ainda mais surpresas (e que surpresas) no que a Tex diz respeito, mas para já são apenas intenções e por isso vamos ter que esperar que as coisas se tornem ainda mais palpáveis para poder divulgar, se bem que só a presença de Giovanni Ticci em Curitiba se se vier a confirmar como tudo indicia, ser já um marco que ficará também assinalado a letras de ouro na história de Tex na América Do Sul e muito provavelmente a Mythos Editora também assinalará o momento com alguma edição especial dedicada a Giovanni Ticci, tal como aconteceu com a recente presença de Fabio Civitelli em São Paulo!
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)
Sem comentários:
Enviar um comentário