Está tendo uma ótima participação de cidadãos Sulistas nos debates que acontecem no Jornal Zero Hora, um dos maiores em circulação no Sul do Brasil. As pessoas estão dando sua opinião sobre a matéria "Criação de novos Estados pode colocar em risco os interesses da população, diz separatista" onde o presidente do Movimento O Sul é o Meu País, Celso Deucher, em entrevista a jornalista Juliana Jaeger, deu a opinião da entidade no que diz respeito a onda de "separatismos"internos no Brasil, criando diversos outros estados dentro da já combalida "federação" brasileira.
Acompanhe abaixo algumas opiniões e se achar conveniente, passe pelo site e dê você também a sua. O link para a matéria e para o debate é o seguinte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Pol%EDtica&newsID=a3333417.xml
CONFIRA ABAIXO ALGUMAS DAS OPINIÕES POSTADAS NO SITE DA ZERO HORA:
Nome: José Luis
Cidade: Londrina
Estado: PR
Data: 08/06/2011 00:24
Não há como negar que o sistema de distribuição de recursos aos Estados é injusto. Além disso a corrupção galopante tornou-se uma afronta aos homens honestos que trabalham para pagar impostos. Há que ser proposta uma nova forma de tratar as unidades federativas incluindo-se maior independencia desses Estados com relação ao governo central. Um sistema próximo ao que se aplica nos Estados Unidos se faz necessário. Outro recurso seria a transformação do Brasil numa União de Estados Independentes
Nome: Gerson
Cidade:
Estado: RS
Data: 07/06/2011 22:26
como o Brasil nunca vai ter jeito... o negocio é desanexar, olha o Uruguai!! o Chile!! sao paises pequenos mas q respeitam seu povo e tem qualidade de vida!!! chega dessa corrupçao, desse jogo de interesses, onde ninguem ve nada... os gauchos sempre lutaram por uma vida melhor O SUL É O MEU PAÍS!!!
Nome: CARLOS
Cidade:
Estado: RS
Data: 06/06/2011 07:04
ACREDITO QUE SEJA A HORA DE PENSAR SOBRE "O SUL É O MEU PAÍS", TALVEZ SEJA UMA ALTERNATIVA.
Nome: Graham
Cidade:
Estado: RS
Data: 05/06/2011 20:24
Por enquanto, a melhor opção para o Sul é alguma forma de autonomia. A Escócia ganhou autonomia da união britânica em 1997, e formou um governo regional. Em eleições no mês passado, o Partido Nacional da Escócia ganhou uma maioria no Parlamento e seu líder assumiu o cargo de primeiro ministro da Escócia. Os separatistas esperam que o próximo passo seja independência do Reino Unido, daqui alguns anos. Tenham paciência! Se tiveram a vontade, um bom plano e o apoio do povo, seu dia vai chegar!
Nome: Alvaro
E-mail: bortolottobrasil@gmail.com
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Data: 04/06/2011 22:43
Quantos mais Estados teremos, o próprio DESgoverno afirma que novos três Estados, só Carajas será superavitário, os outros vão ter que contar com ajuda do Governo Federal para sobreviver. (Leia-se, vão ter que contar com o dinheiro do SUL e do Sudeste) O NOSSO DINHEIRO. Se é para separar, vamos formar um novo País com os três Estados do Sul.
Nome: Alvaro
E-mail: bortolottobrasil@gmail.com
Cidade: FLORIANOPOLIS
Estado: SC
Data: 04/06/2011 18:36
O desdobramento do Pará em três Estados, vai segundo o Governo, gerar dois Estados defícitários, só Carajás será superavitário. Então com o custo de mais dois Estados, o SUL e o Sudeste terão que bancar a farra de mais dois Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Secretários de Estado, etc, etc, e tal. Você concorda em pagar mais impostos para sustendar mais um bando de aproveitadores?
Nome: Jonas
Cidade:
Estado: RS
Data: 04/06/2011 13:00
UM PLEBISCITO R E V O G A T ´O R I O,um CONGRESSO UNICAMERAL, E FIM DA ESPECULAÇÃO FINANCEIRA, IMOBILIÁRIA E DO SISTEMA DE EXPLORAÇÃO DESUMANO, NEFASTO, DO CAPITALISTA; POR UM SISTEMA MAIS HUMANO, JUSTO, IGUALITÁRIO, ONDE O PATRÃO TENHA QUE TRABALHAR, IGUAL AO OPERÁRIO, INVÉS DE GANHAR PARA EXPLORAR, POIS PAGAMOS TUDO ATRAVÉS DOS IMPOSTOS ATRAVÉS DO QUE PRODUZIMOS E COMPRAMOS, E AINDA PAGAMOS O LUCRO DO PATRÃO PARASITA SANGUESSUGA EXPLORADOR, NOS PREÇOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS, embutidos.
Nome: Jonas
E-mail: falcao21ases@gmail.com
Cidade:
Estado: RS
Data: 04/06/2011 12:50
EM PRIMEIRO LUGAR DEVE SER UMA DISCUSSÃO COM AMPLOS SETORES DA SOCIEDADE, FÓRUNS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS PARA AMPLIAR E DIVULGAR O ASSUNTO. 2º QUAL REGIME DE GOVERNO QUEREMOS 3º QUAL SISTEMA DE GOVERNO QUEREMOS, POIS SE FOR PARA CONTINUAR COM OS MESMO REGIME E SISTEMA DE GOVERNO VIGENTE, NADA MUDARÁ, SERÁ APENAS REFORMISMO DO MESMO SISTEMA E REGIME QUE VIVEMOS,apenas nova TROCANÇA sem MUdança..ENTÃO...PARA HAVER CRECIMENTO E DESENVOLVIMENTO SOMENTE SE MUDAR O SISTEMA E REGIME E GOVERNO ATUAL...
Nome: nilto sergio
Cidade: Chapecó
Estado: SC
Data: 04/06/2011 11:30
Eu sou a favor da independência do sul! O brasil é muito grande e mal administrado. O sul está muito distante do resto do país por isso é esquecido. Nós Sulino pendente ao brasil não ganhamos nada; alias temos um prejuízo de 63% de toda a nossa arecadação. Voçê já penso meu irmão o sul com 100% dos impostos pra investir na saúde educação segurança estrada etc! A Independência do Sul é tão importante quanto a do Brasil em 1822. Se não temos o direito então o brasil volte a pertencer a portugal.
Nome: James
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: PR
Data: 03/06/2011 16:29
Até um cego vê que não estamos progredindo em lugar algum. Nosso povo merece colher o resultado do seu trabalho. Esta separação de estados apenas aumenta a desproporcionalidade representativa das regiões em Brasília e de redistribuição de arrecadação. Que nossa gente possa um dia finalmente trabalhar em paz! O Paraná é o meu estado, O Sul é o Meu País!
Nome: Fabricio
Cidade: Balneário Camboriú
Estado: SC
Data: 03/06/2011 15:15
O Brasil não deu certo e isso é fato. Sou a favor da criação de um novo País, contando com a união dos Estados do Sul. Façamos o seguinte: Se um estado é grande demais para ser gerido e pode ser separado, por que não separar um País tão grande como o Brasil para melhor ser gerido? Sou a favor até da criação de novos paises. Ápóie o Movimento O Sul é O Meu País e VIVA O SUL LIVRE!!!
Nome: Issame
Cidade: Joinville
Estado: SC
Data: 03/06/2011 13:52
Grande parte da população do Sul em geral está muito insatisfeita com esta forma de governo centralista que temos no Brasil! Chega de sustentar mordomia e caprichos de políticos! Queremos um país com os três estados do Sul confederados e com uma forma de governo moderna e municipalista. Não sinto um pingo de emoção ao ver a bandeira brasileira hasteada! Quero ver esta bandeira só lá do outro lado da fronteira! SUL LIVRE!
Nome: Marcus
Cidade: Joinville
Estado: SC
Data: 03/06/2011 12:12
Não entendi a objetivo inicial de desmembrar o estado do Pará em outros 3 estados, mas penso que a idéia de gerar mais unidades federativas em nosso país não colabora, principalmente com as finanças... Serão mais gastos, mais "representantes" (senadores, deputados, acessores, etc..) para pesar no orçamento nacional. Todos sabemos que a maior parte dos representantes nacionais está localizada na região norte/nordeste do país, regiões que não coincidentemente tem o menor IDH do país.
Nome: Fabricio
E-mail: fabricio@deborba.net
Cidade: Balneário Camboriú
Estado: SC
Data: 03/06/2011 11:41
O Brasil não deu certo! Isso é fato. Do jeito que andam as coisas está cada vez mais dificil aceitar viver nessa condição politica e social. Sou SEPARATISTA, nossos políticos mostraram não ter capacidade administrativa para gerir um País do tamanho do Brasil. Defendo o Separatismo e VIVA O SUL LIVRE!! A semente estamos plantando e brevemente colheremos os frutos desse ideal que há séculos ecoa em nossos corações. APÓIE O MOVIMENTO O SUL É O MEU PAÍS e de uma chance para a mudança!!!
Nome: Israel
Cidade: Curitiba
Estado: RS
Data: 03/06/2011 09:41
Brazil...corrupção,impostos, politicos semianalfabetos, privatizações ou seja atestado de incompêtencia do governo e mais de 20 bilhões para o bolsa esmola. Enquanto o povo passa fome e morre por falta de estrutura básica o governo gasta bilhões para fazer o mundial de futebol, criando elefantes brancos que não servirão para nada, somente para desviar mais dinheiro dos idiotas brazileiros. Não preciso dizer mais nada. Somente clamo para que um dia essa vergonha posso acabar. Israel Martins
Nome: Maicon
Cidade: Criciúma
Estado: SC
Data: 02/06/2011 20:51
Penso que o Brasil assim como está só tende a piorar. Com mais estados são mais boquinhas para os ladrões de plantão - é como abrir uma filial de uma empresa para aumentar os lucros. Sou adepto da autonomia das regiões conforme o modelo americano ou suíço. Isso diminuiria a corrupção e o desvio de verbas públicas. Autonomia para as regiões, já! Temos de acabar com a palhaçada que está acontecendo em Brasília. São políticos corruptos a voltar aos cargos, são novos corruptos a tomar posse.
Nome: cireneu
Cidade: São Leopoldo
Estado: RS
Data: 02/06/2011 20:01
É sem dúvida nenhuma que a idéia de dividir é para enfraquecer os movimentos que reinvindicam maior autonomia dos Estados da "Federação Brasileira". A idéia de Separação de algum Estado da "Federação Brasileira?" , com isso terá maior força, pois ninguém aguenta mais essa sangria que Brasilia impõe aos Estados que formam essa Federação ( só no papel). Na verdade a separação que houve durante a Revolução Farroupilha não foi planejada, foi consequência da política do Império e sua discriminação RS
Nome: Lucas
E-mail: lsouzaportela@hotmail.com
Cidade: Toledo
Estado: PR
Data: 02/06/2011 19:39
Esta escrito na história do gaúcho e do sulista, a vontade de ser autonomo... Vontade de um povo fadado ao trabalho e à luta. Vivemos em uma unidade federativa que desvaloriza o Sul em geral, mas principalmente nosso Rio Grande, que cada dia está mais pobre. O Separatismo, através de um movimento pacifista e democrático, como o da materia, é a melhor alternativa para nossa região ter o devido crescimento e reconhecimento. Separando-se, seremos mais fortes, mais capazes e mais desenvolvidos!
Nome: Echesler Giovanni
Cidade: Blumenau
Estado: SC
Data: 02/06/2011 19:14
É preciso criar novos países na "América Portuguesa", aos invés de novos estados. É preciso que cada região lute por sua independência ao invés de mendigar algum retorno de Brasília.
Nome: Echesler Giovanni
Cidade: Blumenau
Estado: SC
Data: 02/06/2011 19:05
Concordo com o André Ramon. Seria interessante a realização de uma enquete neste grande Jornal, perguntando o seguinte: "Se houvesse permissão do governo Federal para a realização de um plebiscito no Sul, propondo criar um novo país juntando Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina, você seria favorável?". ( )SIM ( )NÃO Acredito que cada região precisa defender a sua independência ao invés de mendigar algum retorno de Brasília.
Nome: paulo jobim
Cidade: porto alegre
Estado: RS
Data: 02/06/2011 18:02
De um modo geral os gaúchos quando viajam, são reconhecidos tanto por alguns hábitos peculiares(chimarrão), como por diferenças étnicas, já que somos o estado com a colonização mais diversificada. Além disto receber de volta apenas 30% do que contribuimos, é inadmíssivel, até porque muito destes recursos se perdem na corrupçáo, ou vão para as tais "bolsas" das quais recebemos muito pouco. Aqui no RS em qualquer pesquisa de forma anônima, dá disparado em favor do separatismo.
Nome: Izane
Cidade:
Estado: RS
Data: 02/06/2011 15:18
Que tem interesse, isso tem. Aposto que as primeiras ações do "estado novo", será construção do "palácio governamental" e da "Assembleia Legislativa". As autoridades, o ministério público, precisam ficar atentos. A divisão geográfica do Brasil, está muito bem. Tem de permanecer como está.
Nome: André Ramon
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: SC
Data: 02/06/2011 13:42
Seria interessante a realização de uma enquete neste grande Jornal, perguntando o seguinte: "Se houvesse permissão do governo Federal para a realização de um plebiscito no Sul, propondo criar um novo país juntando Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina, você seria favorável?". ( )SIM ( )NÃO
Nome: Joao
Cidade:
Estado: SC
Data: 02/06/2011 13:22
Tomara que o desejo de vocês de separar o RS do Brasil seja atendido, será uma felicidade enorme para todos nós brasileiros! Eu apoio! Todos unidos por um Brasil sem o RS! =D
Nome: André Ramon
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: SC
Data: 02/06/2011 13:16
Hoje 70% dos impostos ficam com a união,25% com os estados e apenas 5% com os municípios. Estes estados se forem criados, serão apenas mais dois "pesos nas costas" da união.Devido a esse modelo que centraliza o poder em Brasília.Como dito na matéria acima.Os modelos Helvético(Suíço), Alemão e Americano poderiam ser adaptados no Brasil.Foi por isso que lutaram os Maragatos e os Farroupilhas.
Nome: Leonardo
Cidade: Porto Alegre
Estado: RS
Data: 02/06/2011 13:13
É utopia imaginar uma nova nação formada pelo sul do país. Se era para ter separado, teria que ter acontecido na Revolução Farroupilha, pois aí era guerra e na guerra é tudo ou nada. Mas os farrapos perderam. Por isso tirem isto da cabeça, é perigoso, pois pode acabar até em guerra civil. Quanto a criação de novos estados é só uma armação de políticos querendo mais privilégios, pois isso custará caro e gerará mais impostos. Espero que as pessoas daquela região usem o bom senso e votem contra.
Nome: Rubem Alexandre
Cidade:
Estado: RS
Data: 02/06/2011 11:08
Acho que está mais do que na hora de separar as três regiões do sul, do restante do país. O território do RS não nos foi dado por ninguém, mas sim, foi conquistado com muita luta e batalhas sangrentas. Nada mais justo, do que apartar o nosso povo riograndense, do restante do país.Seria uma decisão quase que unânime num plebiscito.
Nome: FLAVIO
E-mail: silveira.flavio@gmail.com
Cidade: Campo Bom
Estado: RS
Data: 02/06/2011 05:57
Eu quero me separar desse lixo chamado Brasil. Quero viver em outro país onde eu possa participar e ser ouvido. Não aguento mais as bandalheiras dos polícos brasileiros, é muito dinheiro gasto com eles para pouco retorno. É UMA VERGONHA OS GOVERNOS E LEGISLATIVOS NO BRASIL. QUE TRISTEZA!! QUERO OUTRO PAÍS URGENTE.
Nome: Negrito
E-mail: negritojorge@gmail.com
Cidade: Fortaleza
Estado: CE
Data: 02/06/2011 01:08
A quem possa interessar ? Criar mais estados ? O país já não aguenta mais os politicos que aí estão e vem mais politicos ainda: mais vereadores, mais prefeitos, mais governadores, mais deputados estaduais, mais senadores, mais impostos, mais politicagens, mais crimes, mais impunidades e o povão pagando tudo, de tudo e na mesma, sem escola, sem saude, sem lei e sem rei.Uma vergonha só para o Brasil mesmo e nós os palhaços do circo de lona rasgada e falido.
EM OUTRA ENQUETE, NA MESMA MATÉRIA O JORNAL PERGUNTA: A divisão territorial de unidades da federação beneficia as demandas do povo ou é uma forma de contemplar interesses políticos?
Com certeza é puro interesse político,e de nada adianta apenas colocarmos aqui nossa indignação,convido à todos a entupir a caixa de entrada do Senado da Câmara e do STF mostrando todo nosso repúdio à essa baderna que virou Brasilia,ora com tantas outras prioridades importantes engavetadas a serem aprovadas vem esses parasítas politicos inventarem mais essa,Só faltava essa. Você vai perder apenas alguns minutos mas será muito importante sua participação envie sua indignação para os site do Senado,Camara e STF e vamos mostrar que não somos cabrestos desses desmando politicos. ACORDA BRASIL!!!!
marco livio moos
Canoas - RS - Brasil
02/06/2011 - 13:18
É evidente que a manutenção da atual divisão territorial do Brasil somente interessa aos Estados do Centro do Brasil. Estes Estados sempre mantiveram a hegemonia política e econômica em suas mãos distribuindo, conforme os seus interesses, as migalhas para os Estados periféricos. "O Sul é Meu País" somente não vai adiante por não ter políticos fortes em nível nacional e não tere o apoio da grande mídia do centro do país. Daria tudo para ver o resultado de um plebiscito nos três Estados do Sul. Estou convicto que 80% da população aprovaria uma nação composta por menos políticos corrupotos e menos desocupados como hoje temos no Brasil. Tenho 57 anos de idade e há 45 ouço falar que somos um "país em desenvolvimento". Não vai dar. Não temos seriedade suficiente para desenvolvermos. Um país é proporcionalmente evoluído conforme paga os seus professores. Os professores com 80% do tempo de um jovem. Como ele vai ter educação se o professor não é pago dignamente?
Pedro Raul Mallmann
Lajeado - RS - Brasil
02/06/2011 - 13:16
Também teremos principados. Principado de Roseana onde hoje se encontra Alcântara, cidade histórica ao oeste de São Luiz, após o Golfo de São Marcos,no Maranhão. Principado de Collor, na orla alagoana, com praia de nudismo para europeus,com direito a crianças brasileiras.Principado de Maluff onde hoje ainda é Praia Grande em S.Paulo..e outros mais.
luiz luz
nova prata-pr - PR - Brasil
02/06/2011 - 13:00
Concordo plenamente com esta divisão. Deveríamos ter em torno de uns 50 a 60 estados para melhor administrar e, principalmente, colonizar de forma homogênea nosso território. Se custos existirem, devemos procurar diminuir. Se servirá de teta para políticos, que se faça uma reforma política. Se isso, se aquilo... Não devemos jamais nos esquecer que somos na verdade um país continente e não uma republiqueta qualquer. Em função disto, devemos ter um maior número de estados.
pedro paulo
porto alegre - RS - Brasil
02/06/2011 - 12:49
Com certeza serão mais politicos para dividir o mensalão, PALOCIALMENTE falando.
Jorge Antonio Machado Silveira Machado Silveira
SantÀna do Livramento - RS - Brasil
02/06/2011 - 12:07
EU ACHO QUE O CASO DE SEPARAÇÃO SEJA MAIS POLITICO DO QUE REALMENTE O BRASIL POSSA PRECISAR NESTE MOMENTO. TEMOS OUTROS PROBLEMAS MAIS GRAVES A SEREM SULUCIONADOS NESTE MOMENTO DO QUE A DIVISÃO DE ESTADOS. DEVE SER IDÉIA DE UNS POLITICOS E APROVEITADORES DE PLANTÃO.O BRSIL JÁ NÃO SUPORTA TANTA CORRUPÇÃO, IMAGINEM MAIS.
Dario Morais
Foz do Iguaçu - RS - Brasil
02/06/2011 - 11:59
É certo que essa divisão é de interesse político, é uma abertura a novos cargos políticos para governar o país. Até parece que os políticos estão pensando em melhorar a condição de vida da população. Eles querem é mais cargos e mais poder.
Louise L.
Campos Novos - SC - Brasil
02/06/2011 - 11:41
Beneficiar o povo..êta piada sem gosto.A coisa não para por aí,breve teremos Alagoas do Sul e Sergipe do Norte,além de Maranhão do Sul e Sarneyópolis,onde hoje estão os Lençois Maranhenses.Teremos ainda Paloceia dividindo São Paulo e outros.Cada um com 3 senadores,40 deputados estaduais,23 deputados federais..e dele festa! êta bosta!!!
luiz luz
nova prata-pr - PR - Brasil
02/06/2011 - 11:31
Num país em que todo o politico é corrupto, quanto mais politico, mais corrupção. o que não é corrupto é conivente.
avelino cunha
Pelotas - RS - Brasil
02/06/2011 - 11:21
Serão mais 6 senadores de olho no butim.
Milton Munaro
São Leopoldo - RS - Brasil
02/06/2011 - 11:10
Sou contra,porque é para darem mais golpes no bolso do povo,vai aumentar quantos políticos em cada estado?Quantos impostos os governos vão criar para nós contribuintes tirarmos do nosso minguado salário.Isto é um absurdo,quando é que esses políticos vão criar vergonha.
mary Alvarenga Duarte
Camaquã - RS - Brasil
02/06/2011 - 10:47
A divisão é só interesse político, pra ficar mais fácil se elegerem
CARLOS LUIZ GRILO ALMEIDA
azinho@msn.com
PIRATINI - RS - Brasil
02/06/2011 - 10:46
Na minha opinião vai piorar, mais politicos, mais corrupção, e o povo como sempre sofrendo as consequencias de um sistema falido.
elisa conceição
Santo Angelo - RS - Brasil
02/06/2011 - 10:41
Acredito que beneficie ambas as partes.. os políticos sem dúvida nenhuma... mas também acredito em uma maior descentralizaçõa do poder... a maioria dos estados no Brasil realmente são muito grandes.. mas a solução .. com certeza não é somente isso..mas uma parte dela talvez.. assim uma discussão pública vem a tona.. e também uma distribuição da renda...falta muito a este país.. principalmente conceitos morais e ética pública..
Jeane Aparecida Dos Santos
Porto Alegre - RS - Brasil
02/06/2011 - 10:06
A divisão territorial é importante,pois poderia proporcionar melhor atendimento ao povo da região,porém devemos vacinar os habitantes do futuro estado ,no que tange aos interesse de políticos acustumados,e não lembrados na hora da urna,de serem desonestos com o povo.
nestor jorge ortolan ortolan
ortolan2356@yahoo.com.br
Guaporé - RS - Brasil
02/06/2011 - 09:44
O RS tem que querer fazer o mesmo na hora da votação dos Senadores,Deputados para o ORÇAMENTO como temos poucos Politicos na hora da votação já ficavamos em desvantagem então agora irá piorar temos é que fazer o mesmo, nós Gauchos somos muito acomodados.Fazer o que???ficamos sempre como resto e aceitamos com naturalidade.
Roberto Rangel
rangelseg@hotmail.com
Cachoeirinha - RS - Brasil
02/06/2011 - 09:42
Sou contra esse tipo de "separtismo politico" Pois o povo que sempre acabara pagamento por esse novo Estado, sem falar que teremos que arcar com novos cargos como: deputados estaduais, deputados federais, secretarios, governadores etc.Hoje a situaçao politica de nosso País esta voltado a interesses de poucos, digamos que alguns se deslumbram com o poder que possuem nas mãos.Como a letra de uma musica : "Comfortably Numb"..
Paulo Cesar Martins
cesarmm31@yahoo.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil
02/06/2011 - 09:23
o pará já é terra sem lei, tapajós será apenas mais um estado onde nada funciona a não ser a quantidade de deputados e senadores a mais am brasília. Se ao invés disso aumentasse a quantidade e a qualidade de agentes fiscalizadores ao desmatamento, entrada de drogas pelas fronteiras e crimes contra o cidadão boa parte já dos problemas já estaria resolvida.
junior silva
santa maria - RS - Brasil
02/06/2011 - 09:08
A divisão vai gerar Senadores e Deputados Federais, enquanto os novos Estados se organizam, os que estão interessados vão conseguir extrair mais madeira, montar mais latifundios. É isso a´, o Brasil colonial nunca deixa de existir.
Alexandre Arro
Sapucaia - RS - Brasil
02/06/2011 - 08:58
Mais políticos sanguessuga, mais desvios, lobbys, corrupção, tudo de ruim. Vai ficar pior para o povo, sempre pode piorar...
Charles Matte
chmgt@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil
02/06/2011 - 08:57
Não há qualquer dúvida que há, tão somente, interesses políticos. Os alegados benefícios ao povo são uma falácia demagógica. Nós, do sul, talvez não estejamos nos dando conta de que, atualmente, o nordeste e norte mandam no país - e o pior - com seus desmandos. Até quando vamos suportar isso? Como povo mais civilizado do Brasil, temos a obrigação de dizer "BASTA!". Nei
Nei Antonio Zardo Zardo
neizardo@brturbo.com.br
BENTO GONÇALVES - RS - Brasil
02/06/2011 - 08:53
Esta proposta dos estados do Tapajós e do Carajás não é nova. Não foi submetida a aprovação antes justamente por interesses mais políticos e concentracionistas do que populares. Transformar Santarém e Marabá em capitais é aproximar os poderes de populações mal atendidas, o que para o governo do Pará sempre teve um custo mais alto do que para estados de área dentro da média nacional. Enquanto essas populações eram rarefeitas Belém cumpriu seu papel difusor. Mas deveria ter sido aproveitada a antiga forma transitória de território federal, mantida na Constituição mas repudiada pelos políticos, pela desigualdade no âmbito da representação.
José Silveira
Brasília - DF - Brasil
02/06/2011 - 08:36
Certamente aumentará os gastos públicos e tambem atende a interesses políticos. Para termos uma idéia se traz algum benefício a população poderíamos ver a situação do Estado do Tocantins, pois segundo reportagens dos meios de comunicação o estado oferece excelentes oportunidades de emprego e investimentos. Tudo depende do custo benefício.
Rubens CS
Santa Maria - RS - Brasil
02/06/2011 - 08:27
Isso é só uma maneira nova que acharam para criarem mais tetas. Eu queria era separar o Rio Grande do resto do br. Não aguento mais tanta sem-vergonhice e corrupção. O RS estaria muito melhor como um país. Basta! Em honra aos nossos bravos Farrapos, é hora de se levantar novamente!
Marcos Gomes
Camaquã - RS - Brasil
02/06/2011 - 08:26
Vai atender interesses políticos com a criação de novos deputados e senadores, mais gastos, mais roubalheiras e falcatruas. Temos é que diminuir o tamanho desse congresso, mas pelo que se vê isso não vai acontecer tão cedo. No caso do Pará tenho certeza que os mentirosos e corruptos já andaram por lá prometendo muito ao povo, também tenho certeza que muitos espertos vão transferir para o novo estado seus títulos e concorrerão pelo Pará.O Brasil não tem mais geito, por isso sou a favor da separação do Estado do Rio Grande do Sul do resto do Brasil, quero viver em outro páis, desse Brasil eu tenho vergonha.Nunca fui separatista mas agora da maneira como as coisas estão eu vejo como a única solução.O Brasil atual está sendo assaltado por políticos corruptos e inescrupolosos e a população não sabe como reagir a isso tudo pela falta de uma liderança séria e competente com disposição para enfrentar essa roubalheira toda. Para piorar temos ainda a invasão Chinesa, estão tomando conta de tudo.
FLAVIO SILVEIRA
silveira.flavio@gmail.com
Campo Bom - RS - Brasil
02/06/2011 - 08:19
Na minha modesta opinião a divisão territorial do Brasil, com a manutenção dos moldes atuais, demonstra que nunca chegaremos ao G8, como um país rico e com uma boa distribuição de renda, pois quanto mais dividido o povo maior será a locupletação da minoria que domina o país. Até quando iremos sustentar estes desvios?
Paulo Braga
Porto Alegre - RS - Brasil
02/06/2011 - 08:10
Poderia representar algo positivo por repartindo um estado como o Pará, ficaria mais fácil de administrar, fiscalizar, etc. Porém com os interesses excusos dos políticos acaba se tornando algo negativo.
Luiz Fermino Freitas Soares
Arroio do Meio - RS - Brasil
02/06/2011 - 08:01
é o que querem os politicos da região do Pará que é uma das mais violentas do país, mais cargos públicos para coronéis assassinos calhordas e arrogantes se infiltrar em Brasilia e se juntarem a muuuuitos corruptos que lá atuam
LUCIANO STECANELA
caxias do sul - RS - Brasil
02/06/2011 - 07:58
Mais gastos com políticos e instituições, sem benefícios ao povo e país!!! Não haverá nenhuma vantagem ao país e povo.
Lauro .
G. Vargas - RS - Brasil
01/06/2011 - 23:23
Sem comentários:
Enviar um comentário