sábado, 18 de junho de 2011
O Homem Do Sol
O feiticeiro Yanado convoca para sua tenda o navajo Urso Veloz, onde, através da hipnose, o faz ter visões de glória e poder. Urso Veloz passa a acreditar que deve exterminar os casacas-azuis e eliminar Tex em um duelo, para então poder ter pleno comando sobre o povo navajo.
No dia seguinte, já com seu clã, Urso Veloz parte para realizar as profecias de glórias que tinha visto e ataca um pequeno rancho de colonos, onde massacra dois homens de uma família sobrando somente a mãe (Alisson) e seu filho (Billy).
Enquanto isso, na aldeia de Tex, Nuvem Vermelha chama Tex até sua tenda e diz que teve maus presságios, onde um deles era uma nebulosa névoa em sua mente, no qual um urso duelava com uma águia.
Enquanto está premonição ainda pairava no ar, ao longe Tex, Kit e Jack Tigre avistam sinais de fumaça que falam de um saque cometido por navajos aos colonos brancos. Tex e os demais ficam intrigados com os acontecimentos e decidem averiguar. Tex segue até Forte Defiance onde também está Carson e Kit e Tigre vão até a aldeia de Urso Veloz, pois seu comportamento já não indicava boa conduta.
Uma patrulha da cavalaria de Forte Defiance passa perto de um rancho que foi incêndiado e lá encontram mais uma família massacrada e apenas um homem com vida, que afirma que os responsáveis pelo ato são navajos.
Ao chegar em Forte Defiance Tex encontra-se com o Capitão Farlow e pergunta sobre o amistoso Coronel Mitchell, amigo de Tex, mas Farlow adianta que Mitchell está em Forte Stanton onde irá participar de uma reunião. O responsável pela guarnição é o Major Wellman, conhecido por ter cabeça quente e pouca paciência. Ao entrar no gabinete, Tex encontra Wellman esbravendo com Carson, pois ele culpa os navajos de Tex pelos massacres cometidos.
Impressionados pela aparição repentina de Tex, Wellman relata os massacres ocorridos, no qual Tex assegura não ter envolvimento, garantindo que irá descobrir os responsáveis. O Major diz que fará uma expedição punitiva com soldados armados até os dentes nas aldeias navajos e Tex não concorda, partindo furiosamente para cima de Wellman com agressividade.
Por sorte Carson esta presente e acalma os ânimos. Vendo o clima pesado, Wellman chama alguns soldados e manda prender Tex pelo desrespeito e agressividade. Encerrado o incidente, Carson troca umas palavras com Wellman e vai até a cela onde estava o amigo.
Lá conversam brevemente e Carson promete investigar os fatos, mas, antes de sair, ao cumprimentar o amigo na mão, deixa um grampo de cabelo com Tex para que ele possa livrar-se das algemas no momento oportuno.
Carson volta à aldeia navajo e relata a Kit e Tigre a prisão de Tex. Kit e Tigre dizem que suspeitam de Urso Veloz, pois sua tribo os tratou com nenhuma deferência, relegando a eles enorme desprezo.
No Forte, na manhã seguinte, Tex recebe uma surpresa já pela manhã. O Major Wellman afirma que o destituiu do cargo de Agente Indígena e que tinha feito a requisição de sua transferência para a cadeia militar de Holbrook.
Sem poder esboçar reação, Tex é levado numa diligência duramente escoltada por vários soldados. Mas, com calma e paciência, usando o grampo de cabelo que Carson havia deixado com ele, Tex consegue se livrar das algemas.
Sem levar em consideração as condições climáticas, todos são pegos de surpresa por uma tempestade imensa e o sargento Cogan, teimoso como uma mula, decide continuar o trajeto custe o que custar. Mas durante o trajeto a diligência deveria atravessar o rio Puerco, porém, como deu-se de imediato a cheia do rio, o cocheiro decide não passar, achando arriscado a travessia.
O Sargento Cogan força a travessia mesmo com a correnteza já bastante forte. E o improvável acontece: com a força da água, um dique que existia acima da travessia rompe-se de repente e uma avalanche de água desce ameaçadoramente rio abaixo, pegando de surpresa a diligência bem no meio da travessia.
Ouvindo o estrondoso barulho do turbilhão desenfreado de água, os soldados que estavam à cavalo, conseguem escapar, chegando a tempo na margem, enquanto que Tex e o restante ficam sem nenhuma escolha: a gigantesca onda chega e leva por diante a diligência e seus passageiros.
Tex é levado com os demais águas abaixo, em cenas tristes, perigosas e impressionantes ao mesmo tempo. A correnteza leva a diligência e a todos, que vão batendo em pedras e troncos. Numa destas pancadas, o sargento Cogan bate com a cabeça e morre afogado, enquanto que Tex, por sorte já com as mãos livres, segura-se com todas as suas forças num tronco.
Ao sabor da força da água, por muito tempo Tex seguiu agarrado ao tronco, no limite de suas forças humanas. Mas a sorte é boa conselheira: a correnteza leva o tronco até a margem do rio, porém em local muito afastado do acidente e Tex, exausto, perde os sentidos.
Já é noite quando recobra os sentidos. Inicia uma caminhada desesperada em busca de alguém ou de alguma habitação e acaba encontrando um pequeno rancho à frente, onde apenas um cão aparece latindo, mas novamente desmaia. De manhã, Tex acorda numa cama e com curativos, ao lado de uma mulher. Impressionado, Tex pergunta como chegou até ali, e a mulher, de nome Alisson, explica o ocorrido.
Depois de melhorar Tex conversa com Alisson e pergunta o que houve com a casa, parcialmente queimada e ela relata o massacre dos navajos do qual foram vítimas. Tex conta que é o chefe dos navajos e aconselha a mulher e o filho a saírem do rancho, pois poderiam sofrer novos ataques.
Mas, naquele instante, surge no alto da colina Chacal Dançante com seu pequeno grupo. Eles estavam indo atrás do mercador Ned Overend, fornecedor de armas para a rebelião navajo, mas como viram fumaça na chaminé do rancho que supostamente haviam destruído dias atrás, resolveram voltar lá para "terminar o serviço".
Quando chegam no rancho, encontram Tex de pé, a postos. Chacal Dançante insulta o líder navajo e Tex, mesmo ainda exausto, porém disposto a ridicularizá-lo, o desafia para um duelo com punhais. A briga começa e Tex vai cansando o adversário, até que ele perde sua arma.
Tex também fica cansado pois ainda estava recuperando-se dos ferimentos obtidos na avalanche de água. Chacal Dançante aproveita-se para pegar seu punhal da terra e ir de encontro de Tex, mas um grito de Alisson salva a vida do ranger, que se vira instintivamente e crava seu punhal nas costelas de Chacal Dançante, matando-o fulminantemente.
Tex avisa um índio do grupo de nome Asa Vermelha para que volte à sua aldeia e instrua os navajos que a rebelião é uma jogada suja de Urso Veloz. Asa Vermelha concorda com as ordens do chefe navajo e revela que quem está por trás de Urso Veloz é o feiticeiro Yanado, que havia sido expluso da aldeia há tempos atrás e queria vingança.
Enquanto isso, na aldeia navajo, o capitão Farlow chega com uma patrulha da cavalaria e encontra Carson e Kit. Perguntado sobre Tex na cadeia, o capitão Farlow afirma que houve um acidente no rio Puerco, durante a transferência para a cadeia de Holbrook, e que Tex, juntamente com outros soldados, estão mortos.
Indignado pela morte do pai, Kit apessa-se em deslocar-se até o local do acidente para procurar o corpo do pai e dar-lhe uma sepultura decente, mas ainda com esperanças de encontrá-lo vivo.
Enquanto isso, Tex reúne Alison e seu filho para saírem do rancho, devido às ameaças da rebelião indígena.
No caminho para o rio Puerco, Carson e Kit percebem os estragos causados pela onda provocada e seguem no leito do rio, encontrando a diligência que transportou Tex. Kit checa o local palmo a palmo, mas não encontra ninguém, somente o corpo do cocheiro metros adiante já sendo comido por abutres.
Carson encontra rastros de botas e suspeita que sejam de Tex, iniciando rapidamente a busca pelo amigo. Durante a busca, encontram três homens e uma carroça. Com medo de serem revistados, os forasteiros abrem fogo contra os dois rangers, mas estes, mais espertos que os salafrários, atiram de volta, matando dois e obrigando o terceiro a se render.
Sob pressão, o bandido vivo abre o bico e conta que trabalha para Ned Overend, um comerciante em Gallup que trafica armas com os navajos, alimentando a rebelião, Carson obriga o bandido Talbot a ir com eles até Gallup, onde deveria mostrar quem era o tal Overend.
Chegando a Gallup, Talbot vai direto ao um saloon onde Ned costuma jogar cartas, mas este não é encontrando, somente um amigo que trabalha para o mesmo patrão, o qual revela que Overend encontrava-se no barracão de reuniões em Planton Creek.
Os três partem para Planton Creek e lá, após observar a pequena casa, Kit arrasta-se sorrateiramente e, encostado na parede, ouve toda a conversa e fica a par de toda a tramóia suja: Ned fornece rifles para os índios e tem em Yanado o principal aliado. Mas o interlocutor que estava conversando com Ned era justamente... o Major Wellman!!! Que estava envolvido na parada enquanto seu superior está fora, e que este, além de prestígio e de uma nova medalha no peito, estava mesmo era de olho no ouro dos montes navajos.
No fim da conversa ambos saem, mas são imediatamente rendidos pelos dois pards. Wellman, astuto, diz que será impossível, por mais que eles tenham ouvido, provar a mesma diante do coronel Mitchell. Mas eis que surge Talbot, que trabalhava para o tráfico e agora está disposto a depor como testemunha contra Ned e Wellman, em troca de sua liberdade.
Com a chegada de Tex na reserva navajo, as surpresas são muitas, pois o chefe dito morto, acabara de retornar! Tex e Alison descansam até a manhã do dia seguinte, quando o ranger se depara com o Capitão Farlow. Surpreso por ver Tex, Farlow afirma que o coronel Mitchell retornou à Forte Defiance e pede a Tex que vá até lá para tratar sobre a rebelião.
Sem perder tempo, Tex vai a Forte Defiance e lá, no gabinete do Coronel Mitchell, inesperadamente recebe a visita de Carson, que diz ter em mãos os dois articuladores da rebelião: Ned Overend e Major Wellman.
Sem acreditar, o Col. Mitchell ouve toda a narrativa de Carson e de Talbot, mandando prender os dois mentores dos conflitos. Mitchell dá a missão à Tex de encontrar o responsável dos massacres, caso contrário um intervenção militar seria mesmo necessária.
Na saída de Forte Defiance, Carson conta que Overend faria uma entrega de rifles para o bando de Urso Veloz na Rocha do Duelo, no anoitecer do dia seguinte. E assim os pards para lá se dirigem com alguns navajos.
Preparado para o que der e vier, Urso Veloz fica sabendo da traição de Asa Vermelha e vai até sua aldeia com propósitos belicosos e arrasa a mesma, como represália e exemplo para todos os guerreiros que não quisessem seguí-lo.
Aguardando as armas do mercador no entardecer do dia seguinte. Urso Veloz é surpreendido quando, ao invés do traficante, vem chegando Águia da Noite e um grande número de navajos.
Acreditando piamente na visão que o feiticeiro Yanado lhe incutira, de que um urso veloz derrotaria a águia da noite, e disposto a duelar somente com Tex, para, vencendo-o, tornar-se o novo chefe dos navajos, Urso Veloz desafia Tex para um Duelo na Rocha do Duelo, estreita, pequena e hostil.
Corvo que Canta, o mais velho dos presentes, passa a ser o juiz do duelo onde dois bravos lutam violentamente, mas do qual somente um poderia sair com vida. Quando começa a luta, Urso Veloz desfere golpes que ferem Tex, mas com paciência e astúcia, Tex consegue suportar e na primeira oportunidade, manda o punhal do adversário abismo abaixo.
Tex joga fora também o seu punham e passa a atingir o adversário com golpes fortes do box, no qual é especialista, fazendo com que o adversário caia na margem da rocha, ficando preso à extremidade somente por uma as mãos. Pedindo socorro, Tex, generoso, puxa o índio para cima, voltando-se a todos os presentes e dando por encerrado o duelo.
Porém, o chacal é chacal até o fim e Urso Veloz, não querendo ser humilhado, parte à traição para cima de Tex, querendo derrubá-lo no abismo, mas a um grito de alerta de Kit, Tex se esquiva atirando-se ao chão, e Urso Veloz, sem tempo de freiar seu movimento brusco, cai abismo abaixo, estatelando-se no chão.
Os seguidores de Urso Veloz reconhecem que foi um erro ter participado uma rebelião. Os índios responsáveis pelos massacres são presos e levado até forte Defiance para julgamento e Yanado recebe uma dura lição de Tex, mas não é levado à julgamento.
Concluída a aventura, os rangers voltam a reserva lé encontram Alison e seu cunhado, que tencionam iniciar uma nova vida. Alison agradece à Tex, mas deixa uma palavra encrustrada em seu coração, uma palavra que talvez esconda um sentimento maior, mas que esconde do seu herói...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário