terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Febre Do Ouro


Em Houston, Tex é colocado a par do caos na cidade de São Francisco, onde os bandidos agem livremente: assassinatos, assaltos, duelos, falta de policiamento. O coronel oferece carta branca, mas Tex recusa, expondo seus motivos. Então surgem outros fatos, como um pedido de Marshall e a notícia de um Agente eliminado na cidade. Tex impõe suas condições e deixa a decisão para o Governador.

Tex e Carson fingem-se de garimpeiros e são logo notados quando chegam a São Francisco. E jogam uma isca apetitosa para os bandidos, ao perguntarem ao recepcionista do hotel onde é o banco para depositarem ouro. No mesmo instante surgem os bandidos de plantão, fazem Ben esvaziar o saco e sobem para o quarto dos dois heróis. Kit, que dava cobertura, avisa do perigo, mas os bandidos irrompem no quarto de armas nas mãos. Tex não se move e Carson demonstra toda sua periculosidade sacando rapidamente, surpreendendo os bandidos.

Em seguida, o desafortunado recepcionista, pensando que os seus comparsas levaram a melhor, irrompe no quarto e tem a maior surpresa da sua vida. Depois do socos violentos e do nocaute, o cara acorda com o temível fósforo entre os dedos (coisas do Tex de antigamente). Aqui já é possível entender porque às vezes Carson chama Tex de torturador.

Os dois amigos vão ao banco depositar o seu ouro e enquanto conversam com o diretor do banco Holden, são ouvidos por um funcionário que escuta atrás da porta. Mais uma ramificação desta história que vai ficando cada vez melhor.

Tex e Carson se separam. Tex pede informações a dois sujeitos na rua e diante da má educação, saca a arma e obriga-os a indicar-lhe o caminho, guiando-lhe. Chegando ao destino, Tex os provoca e diante da reação, manda os dois beijarem o chão, sob o olhar estupefato dos transeuntes. Tex chega ao jornal "San Francisco".

Quando conversa com Brennan, editor do jornal, e os dois bandidos atacam, para ir à forra. Tex responde fulminantemente, liquidando o primeiro através da janela. O outro, lá de fora, esbraveja, até que Tex surge na porta e o desarma e depois o põe pra correr e pular ao som de muito chumbo nos calcanhares.

A conversa é reiniciada e Brennan conta os podres de Frisco (como é chamada São Francisco), mas os bandidos voltam em número de seis, sendo que dois destes são pistoleiros temidos e perigosos. No novo tiroteio, Tex manda os tiros de aviso da janela. Os bandidos concentram o fogo ali e Tex surge na porta e liquida quatro de uma vez. Restam os perigosos Topper e Fulton e Tex usa um truque, ajudado pelo editor, liquidando um. Resta um, amedrontado, afobado, desnorteado e lança um desafio a Tex, que o surpreende novamente e no rápido duelo que se segue, leva a pior.

Miller, o funcionário do banco, leva uma pepita de ouro e mostra a Colbert, chefe de uma facção do crime organizado da cidade. Este fica interessadíssimo. Esperto como o Diabo, manda Ed, seu capanga, seguir o informante, desconfiado de que possa repassar a informação a seu concorrente. Seu faro se mostra acertado e Ed liquida Miller quando este vai entrar no saloon Alhambra, covil da quadrilha de Hogan.

Assim, Colbert quer Tex Willer "vivo" por causa do ouro e Hogan quer pegar quem matou sete dos seus melhores homens em apenas um dia. E Tex ainda reforça a isca, deixando no quarto do hotel uma carta, onde fala da sua jazida fabulosa. Mason, o homem forte de Colbert descobre a carta e segue seu plano de capturar Tex.

Kit Willer vai para o jornal, para evitar o jogo dos bandidos e responde ao fogo dos capangas de Hogan. Alertado pelos tiros, Tex e Carson chegam ao local. Cinco bandidos são postos fora de combate. Esta nova batalha serve para mostrar o poder de fogo dos três homens da lei.

O San Francisco publica uma edição extra onde ridiculariza Hogan e seus homens e faz um apelo ao ocaso das autoridades. Com isso, Hogan autoriza a destruição da sede do jornal com dinamite. Mas a cobiça desenfreada daqueles homens era grande demais e Colbert, incitado pela bela companheira, Flora, entendendo que Hogan também estava atrás de Tex devido ao ouro, decide acabar com o rival.

O confronto ocorre na calada da noite, quando os homens de Hogan estão reunidos no Alhambra para irem ao jornal. Depois de cerrado tiroteio com baixas de ambos os lados, a dinamite de Hogan explode e o saloon vai pelos ares. Aaqui aparece um segmento da polícia, num único quadro: o Corpo de Bombeiros.

O San Francisco do dia seguinte ataca Colbert pela ousadia, com artigos de Brennan e Skip, jornalista que cobriu a batalha. Irado, ele resolve ir ao jornal tirar satisfações com Brennan, levando consigo Mason e seu guarda-costas Dolan. Durante a troca de insultos e ameaças, chegam Tex e Carson. Tex luta e derruba o brutamontes Dolan e Carson desarma Mason, pronto a intervir. Depois Tex e Colbert trocam algumas farpas, o encontro é encerrado com a dispensa de Dolan pelo patrão.

Colbert resolve agir de uma vez por todas e manda raptar Holden, o gerente do banco, levando-o para um navio e torturando-o de modo nada convencional, ou seja, servindo-o de banquete para tubarão. De posse das chaves do cofre do banco, consegue um pedaço de mapa que indica onde se localiza a jazida de Tex, mas é apenas um pedaço. Precisa da outra parte urgentemente. Planeja pegar Tex e aplicar o mesmo remédio.

Holden é encontrado por Kit, Skip e Dolan, agora contratado por Brenner para ser o segurança do jornal. Holden é interrogado por Tex e conta o ocorrido. Tex resolve ir até Colbert, e pede a companhia de Dolan. Caminhando nas escuras e perigosas ruas de São Francisco, os dois são atacados e capturados por Mason e seus capangas, depois levados para o navio. Acordam e Tex é interrogado por Mason, mas Tex não é flor que bandido cheire e responde a altura. E após a saída do bandido, sob o olhar estupefato de Dolan, Tex se atira no chão e posiciona-se para com a ajuda do novo companheiro se libertar das amarras. Alguém imagina como Dolan cortou as cordas? Em seguida incendeiam o navio e dão o fora. Que má idéia do Colbert levar o furação Tex Willer para o seu navio.

Tom, o tipógrafo do jornal, reunido com Carson, Kit, Brennan e Holden, que já se preocupam com a demora de Tex, sugere a criação de um corpo de vigilantes para ajudar a livrar a cidade dos malfeitores, a exemplo do que viu acontecer tempos atrás em Abilene, Texas, quando os cidadãos honestos ficaram saturados da opressão e dos crimes cometidos impunemente. Os homens de mobilizam para agir.

Carson e Kit vão atrás de noticias de Tex e ao chegarem ao bar de Colbert, ouvem que o navio pegou fogo. Alguém diz que Tex estava a bordo e corria perigo. Kit é reconhecido e tem início o tiroteio final. Lustres ao chão, balas, cadeiras, garrafas, mesas, gritos de dor, tudo em movimento no saloon, e chegam Brennan, Skip e Tom seguidos de muitos homens para limpar a cidade.

Tex, Dolan e alguns vigilantes encontram-se com Carson e Kit, que iam ao porto procurá-lo e voltam todos para o saloon, chegando a tempo de ver Colbert nas mãos dos enfurecidos cidadãos. Colbert tem sua última surpresa ao descobrir que o feliz proprietário de uma rica jazida de ouro é na verdade um Guarda-Rural enviado para por ordem e lei na cidade. Em seguida o bandido enfrentará a forca. E Tex não tem como impedir.

Sem comentários:

Enviar um comentário