domingo, 16 de outubro de 2011

A Pedra De Akbar


Um navio é mantido de quarentena próximo de New Orleans depois de terem detectado alguns casos de febre amarela. Um oficial britânico, o Major Granges, acometido da doença, chama o capitão Jones para fazer um último desabafo antes da morte.

Ele roubara um preciosíssimo diamante do rajá de Akbar, na Índia, com intenção de ajudar sua filha que mora em Londres. Sabendo que está à beira da morte, faz um último pedido ao capitão: que divida a pedra em quatro pedaços iguais e entregue dois pedaços à sua filha.

As coisas começam a correr mal. Jimmy Hands e Billy Flint, marinheiros do navio, ouvem a conversa e assim que podem, roubam o diamante, mas são surpreendidos na hora do butim, tendo que esfaquear o capitão para poder fugir, indo buscar refúgio na casa de Liza Montego.

Mas Liza revela-se uma autêntica víbora. Assim que fica sabendo do que se trata, dilui um sonífero em uísque e põe os dois marinheiros para dormir, apossando-se da pedra. Imediatamente vai atrás de seu amante, o jogador Jean Vandeleur.

O capitão Jones escapou da morte e assim que é "costurado" pelo contramestre Redruth, manda chamar Nat Mac Kennet até o barco, para lhe fazer as revelações quando ao diamente. Tex e Carson também estão em Nova Orleans, acabaram de participar de um caso intrincado, mas estão de partida, tomarão o primeiro barco do dia seguinte.

Ao ficar sabendo da história, Nat, que lera a notícia no jornal, revela ao capitão que o diamante pertencia ao rajá de Akbar, na Índia, e que fora roubado por um major britânico, complicando as relações internacionais entre os dois países.

Liza Montego conta ao jogador do diamante e o mesmo, que contraíra grande dívida no jogo, convence Liza a fugir da cidade na manhã seguinte. Liza e Jean levam os dois marinheiros até um velho armazém do porto e depois avisam a polícia da localização dos bandidos. A polícia logo encontra os dois marinheiros, porém estes ainda dormem profundamente...

Ao amanhecer, Nat vai até o porto despedir-se de Tex e Carson, e, como ainda faltava meia hora para o barco partir, conta aos amigos como estava aquele caso do diamante de Akbar. Com pressa de voltar para casa, os dois rangers deixam este caso para Nat e embarcam no "Santa Cruz".

Voltando à delegacia, Nat "espreme" os dois marinheiros, a esta altura já acordados e estes contam que a ladra do diamante chama-se Liza Montego e que provavelmente ela tenha tido ajuda de seu amante Jean Vandeleur, o famoso jogador.

Nat imediatamente lembra-se que enquanto despedia-se de Tex vira o jogador embarcar no Santa Cruz junto com uma mulher e, juntando as peças do quebra-cabeças, passa um telegrama a Baton Rouge, cidade onde o Santa Cruz irá fazer a primeira parada, com a missão de que façam chegar o telegrama a Tex.

Mas Jean Vandeleur nem de longe imagina que no barco Santa Cruz também está viajando aquele que é seu credor no jogo, Hugh Patterman, o dono das casas de jogo de Nova Orleans. E este último, logo é informado por seus capangas Silver e Joyce, que o jogador está tentando fugir de Nova Orleans!

Quando o barco chega a Baton Rouge, Tex recebe o telegrama enviado por Nat. Embora querendo ficar de fora daquela encrenca, os dois pards percebem quenão há outro jeito e começam a investigar, no barco, o paradeiro de Liza Montego e Jean Vandeleur.

Tex e Carson conversam sobre o diamante e não suspeitam que sua conversa foi ouvida justamente por Silver, o empregado de Patterman, que logo traça um plano para apoderar-se do diamante. Não querendo perder um só minuto, Patterman e os dois capangas invadem a cabine 15, assassinando Liza e Jean e apoderando-se do famoso diamante.

Willer e Carson não demoram a perceber que Liza e Jean foram assassinados e a única pista é a do homem que estava seguindo os dois rangers durante a tarde. Esperto, Patterman vigia pessoalmente os passos de Tex e Carson e descobre que Silver podia ser descoberto e, conseqüentemente, ele também.

Decidido a arriscar tudo para não ser identificado e poder ficar com o diamante, Patterman assassina seu próprio empregado e o atira ao rio, mas os dois pards estavam vigiando a ponte e percebem o movimento noturno de dois homens jogando o corpo de Silver ao rio.

Para não perder tão valiosa testemunha, que julgava ainda viva, Tex pede a Carson que siga os dois elementos suspeitos e mergulha no rio. Carson é pego como um principiante com uma coronhada e perde os sentidos. E Tex, após vigorosas braçadas, salva o homem, mas ele já estava morto e, pior, Carson não conseguira dar o alarme: o barco seguia como se nada tivesse acontecido!

Willer caminha pela margem e descobre um velho bote, tomando-o "emprestado" para ir até Natchez. Otimista, como sempre, Tex calcula que remando sem parar, chegaria a Natchez na manhã do dia seguinte.

Ao despertar, Carson percebe que o barco já está muito longe de onde Tex mergulhara e então decide esperar. Na chegada a Natchez, o velho coruja acompanha a descida de todos os passageiros junto ao Capitao Roger e é justamente um comentário deste que põe o velho ranger na pista certa.

Roger comentou que tinha impressão de que Patterman tinha subido com dois ajudantes e agora descia somente com um... Refletindo, Carson imagina que a silhueta vista na noite anterior na ponte do Santa Cruz tinha semelhança com o porte físico dos dois e resolve seguí-los imediatamente, notando que hospedaram-se no Hotel Louisiana.

Depois disso, preocupado, Carson passa toda a manhã no cais do porto, até que ao meio dia Tex chega com o velho bote e com o "presunto" de Silver. Deixando o corpo na Companhia Fluvial, Tex e Carson vão até a casa do Capitão Roger, que deixara um cartão com Kit, a fim de que este reconheça Silver.

O capitão confirma que o homem morto é realmente o ajudante de Patterman e Tex e Carson vão imediatamente ao Hotel onde está hospedado o dono das casas de jogo de Nova Orleans, mas este saíra há pouco atrás de Fagin, o especialista em pedras preciosas.

Enquanto tomavam informações de Patterman, Joyce, que tinha ficado no hotel, espreita os rangers e foge por uma janela do primeiro andar, avisando o chefe de que Tex e Carson estão na sua pista.

Astuto e querendo evitar uma "corda ensaboada" no pescoço, Patterman chega a conclusão de que precisa eliminar os dois e busca ajuda de Bill Anderson. Depois de uma rápida conversa, Bill designa Stubbs para a missão e traça um plano do qual será isca o próprio Joyce!

Joyce retorna ao hotel e logo Tex e Carson vão conversar "amistosamente" com o capanga de Patterman "arrancam" a informação de que Patterman está reunido num velho barco perto dali, mas nem de longe suspeitam que estão sendo atraídos a uma armadilha onde seis pistoleiros os esperam!

Joyce leva Tex e Carson até o barco e fica longe, apenas olhando. Os dois rangers são recebidos à bala quando se aproximam do velho barco e só se safam do tiroteio graças a uma reentrância do terreno. Enquanto os bandidos sobem até a coberta do barco, Tex escapa pela lateral e pega os bandidos pelas costas, iniciando um ferrenho tiroteio. Com a ajuda de Carson, os pistoleiros recuam. Um deles foge e apenas um é capturado vido: Stubbs, o líder do grupo.

Joyce percebe que a coisa vai mal e rouba os cavalos dos rangers, para evitar que estes o sigam, mas Stubbs "afrouxa" a guarda e revela aos rangers que Patterman está na casa de Bill e que vieram até o velho barco pelo rio, utilizando um bote, que era mais rápido.

Tex e Carson utilizam o mesmo barco para deslocarem-se até a casa de Anderson, onde chegam logo a seguir, mas Joyce chegara antes e punha toda a corja de sobreaviso. Enquanto os rangers entram na propriedade pelo ancoradouro, Patterman e Joyce embarcam numa charrete e rumam para a casa de outro amigo, Lavalle.

Após livrarem-se de dois guardas, Tex e Carson recuperam seus próprios cavalos (que Joyce trouxera) e partem atrás da charrete. Impondo vigor, logo os ranger a alcançam, mas são recebidos a tiros de revólver. Numa rápida troca de tiros, Joyce é atingido e, para que a charrete fique mais leve, Patterman joga o amigo para fora.

Cada vez mais veloz, numa curva da estrada a charrete desgoverna-se e espatifa-se numa ribanceira, matando o cavalo, mas não o condutor, que embrenha-se no pântano a fim de salvar o diamante e não ser capturado.

Mas o destino não quis que fosse dessa forma. Os pards descobrem os rastros de Patterman e o seguem, encontrando-o a pedir socorro logo à frente: este já estava atolado até o peito em areia movediça! Desesperado, quanto mais Patterman tentava sair do lodo, mais afundava.

Tex ainda tenta salvar o dono das casas de jogo, trepando num galho de uma árvore que dava sobre o lodo, mas ao esticar a mão para Patterman, este não alcançava a mão de Tex porque a mão que não estava submersa na areia movediça, mantinha-se fechada, segurando com todo vigor o diamante de Akbar!

Num esforço elástico, Tex consegue agarrar por um pequeno instante a mão de Patterman, mas não o suficiente para içá-lo para cima, somente o suficiente para recuperar o diamante que tantas vidas tinha ceifado...

Tex e Carson retornam ao Hotel e ali encontram Nat Mac Kennet, que viera de Nova Orleans e os alcançara em Natchez. Esperançosos de que aquela pedra não tiraria a vida de mais ninguém, entregam o diamante a Nat e então partem para a reserva navajo, onde, dois meses depois, recebem correspondência de Nat, dizendo que o diamante finalmente tinha chegado às mãos do rajá de Akbar, na índia, mas que ele, ao ter o diamante nas mãos, emocionou-se, teve um ataque e morreu.

O roteiro de Nizzi e arte de Ferdinando Fusco.

Sem comentários:

Enviar um comentário