Um referendo organizado em Barcelona, Espanha, no domingo, revelou que mais de 90 por cento dos catalães são favoráveis à independência da região. A plataforma pró-independentista Barcelona Decideix, promoveu o referendo não vinculativo, no âmbito de uma série de acções para angariar adeptos para a causa da independência da província espanhola. Apesar da afluência modesta às urnas, atingiu os 21 por cento, o “sim” à independência da Catalunha obteve uma vitória retumbante. Cerca de 700 mil pessoas participaram no referendo, incluindo estrangeiros e jovens a partir dos 16 anos de idade.
No centro do desejo independentista está a língua e a cultura distintas da região da Catalunha, cuja população alcança os sete milhões de pessoas.
Entretanto, mais de um milhão de catalães desfilaram no sábado, em Barcelona, a favor do novo estatuto de autonomia da Catalunha, afirmou a polícia local. Participaram na manifestação o presidente do governo autónomo, José Montilla, e os seus antecessores: Jordi Pujol e Pasqual Maragall.
Com excepção do Partido Popular, todos os partidos se fizeram representar.
(Fonte: Jornal de Angola, 12 de Abril, 2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário