terça-feira, 19 de abril de 2011

Giovanni Ticci


Giovanni Ticci, nascido em 20 de abril de 1940, em Siena, Itália, começa a desenhar quadrinhos aos 16 anos, ingressando nos estúdios de Roy d'Ami e de Giolitti. Depois ilustra as séries Turok e Voyage to the Botton of the Sea, para Alberto Giolitti, publicadas nos Estados Unidos.

Em 1964 conheceu Sergio Bonelli, desenhando para a Edizione Araldo os últimos episódios de Un Ragazzo nel Far West. Em 1968 desenhou para a edição Collana Rodeo parte da história DE Judok, esta com textos de G.L. Bonelli, que o descobriu para a revista Tex, para a qual Ticci passa a colaborar.

O episódio Vingança de Índia foi o primeiro que Ticci desenha para Tex. Com um estilo marcante e traços limpos, é considerado por muitos como o melhor desenhista de Tex depois de Galep. Ticci deu um novo visual ao herói, em parte devido à colaboração com Giolitti, que produzia histórias para o mercado norte-americano, impondo traços firmes aos personagens.

Ticci domina como poucos o jogo de luz e sombra, as paisagens áridas e os grandes tiroteios do oeste, realizando alguns dos melhores momentos da saga de Tex Willer.

Sem comentários:

Enviar um comentário