terça-feira, 26 de abril de 2011

Fora Lula ou Fora Brasília?

06 de agosto de 2007

De acordo com a Agência Estado, em matéria publicada em diversos órgãos de imprensa do Brasil, "cerca de 200 pessoas vestidas com camisetas pretas reuniram-se nesta tarde (dia 4 de agosto) na Boca Maldita, em Curitiba, para protestar contra o governo federal e pedir o fim da corrupção política no âmbito federal". Ainda de acordo com a matéria, "aos gritos de Fora Lula, o grupo era integrado por estudantes e profissionais liberais e incluía ainda participantes do movimento que prega a separação da região Sul do restante do País".

A notícia nos leva a focar uma reflexão sobre a participação do Movimento de conscientização O Sul é o Meu País em manifestações como estas. Até por que, desde o dia 4, muitas pessoas tem nos perguntado do por que não estamos escancarando e incentivando o apoio e participação do Movimento nas ações e passeatas promovidos em diversas cidades Sulinas pelo "Fora Lula". Por esse motivo, uma breve reflexão se faz necessária para que nossa militância vá as ruas, ou não, conscientes de seu papel.

Não queremos e não devemos, em nome da entidade, incentivar a participação dos nossos militantes em ações como estas sem uma idéia global do que exatamente defendemos. Isto por que estaríamos mandando para uma "frente de batalha" camaradas que lá estariam sem saber ao certo o que lá defenderiam, como integrantes oficiais desta organização. E para ser massa de manobra, seja de qualquer grupo que for, jamais nos serviremos. Portanto, antes de mais nada, uma reflexão tem que ser feita e salvo melhor juízo, pelo seguinte viés.

Somos um Movimento de libertação de um território que "pertence" ao estado brasileiro e não ao imperador de plantão em Brasília. Portanto, não somos contra nenhum governante em especifico deste estado nacional. Lula, FHC e outros, não são diretamente inimigos deste Movimento e nem poderiam ser, pois representam partidos e ideologias que de ante-mão, temos que respeitar, incluindo-se, dar o direito a liberdade dos nossos militantes participarem deles, conforme é muito bem especificada na nossa Carta de Princípios.

Partindo desta constatação, surge a nossa frente inexoravelmente a pergunta: Vamos deixar isto tudo acontecer e ficar de braços cruzados? Obviamente que a resposta é não. Um "não" consciente de nosso papel em prol do Sul e dos demais povos do Brasil. Então, o que devemos fazer? Afinal, há ou não há pontos convergentes entre as ações do Movimento e as reivindicações do "Fora Lula"?

Basta um breve olhar sobre os objetivos, meios e fins do Movimento O Sul é o Meu País, que certamente se descobrirá que há. Neste ponto é preciso que nossa ação seja consciente e determinada por ações muito específicas, pensando sempre na coletividade Sulista e não na parte interessada na ação.

Vamos raciocinar juntos...

Cremos que convergimos no conteúdo das manifestações do "Fora Lula" na sua carga muito forte de reivindicação pelo fim da corrupção, dos desmandos, dos escândalos, da incompetência, enfim, das centenas de ações governamentais que atingem todos os Sulistas, de todas as ideologias e de todas as classes sociais. A esse conteúdo, tal movimentação dos integrantes do "Fora Lula" tem todo nosso apoio e toda nossa solidariedade.

Portanto, ao gritar 'Fora Lula" (assim como já foi gritado Fora FHC ou Fora para qualquer outro bandido no comando do País, seja no executivo, legislativo ou judiciário), gritamos na agitação da palavra de ordem, contra a forma como está sendo gerido o estado nacional brasileiro em detrimento de todos os cidadãos do Sul e de toda a América Portuguesa. Isto por que a nossa reivindicação não se esgota em tirar um determinado presidente de Brasília e sim em nos livrarmos do colonialismo imperialista de Brasília e de todos os que a comandam, incluindo-se os bandidos, ladrões e agiotas de marca Sulista.

Assim, é importantíssimo que fique muito claro, do nosso ponto de vista, que a liberdade de opinião e manifestação individual de cada membro do Movimento tem que ser mantida a qualquer custo. A participação de membros e até de lideranças do Movimento Sulista, exercendo seus direitos civis e políticos individuais gritando "Fora Lula" é legitimo e irrepreensível.

Porém, quando da exposição pública em nome da entidade os integrantes do Movimento tem o dever de estar conscientes contra o que e contra quem agitamos nossas bandeiras... Afinal, a saída de Lula da Silva, em absolutamente nada contribui ou deixa de contribuir com os objetivos fins desta entidade. Certamente Lula da Silva tem sido um dos maiores incentivadores do Movimento Separatista Sulista nos últimos anos. Nunca, o povo Sul-Brasileiro acreditou tanto que a sua separação do Brasil é o único caminho para o nosso desenvolvimento político, cultural, econômico e social.

Portanto nosso grito e palavra de ordem não é exatamente o "Fora Lula" e sim, com todas as nossas forças e com todo nosso pulmão nosso grito é de FORA BRASÍLIA... Pois O SUL É O MEU PAÍS.

Por Celso Deucher

Sem comentários:

Enviar um comentário