terça-feira, 10 de maio de 2011

Blumenau vai fazer Consulta Popular sobre aprovação da proposta de um “Sul Livre”


10 de maio de 2011

Uma das decisões da reunião ocorrida na última terça feira, dia 3, em Blumenau é a realização de uma consulta popular para saber da atual situação da proposta de um Sul Livre no município. Entre as diversas idéias debatidas na reunião, as que devem ser realizadas ainda este ano são a Consulta Popular e a organização do Movimento nos bairros da cidade. Sob a coordenação de Ana Maria de Campos Lima Garcia, a consulta deve acontecer até o mês de agosto, bem como desde já estão sendo feitos esforços para buscar representação em cada um dos bairros do município.

De acordo com o presidente do Movimento O Sul é o Meu País, Celso Deucher, que esteve na reunião, a Consulta Popular é na verdade uma pesquisa de opinião feita através de métodos científicos, tanto na captação dos dados, como na catalogação dos mesmos. “A proposta é simples: saber qual é nossa aprovação e qual nossa rejeição em Blumenau. Para isso, temos que pesquisar de maneira correta, pois não tem sentido a gente fazer um trabalho destes e ao final não saber se os números estão corretos ou não. Esta pesquisa é interna, para nós e não podemos mentir para nosso próprio grupo”, disse ele.

A Comissão Nacional do Movimento O Sul é o Meu País prepara as bases do que vem sendo chamado de “Plebiscito Alternativo” em todas as cidades Sulinas. Com esta ação pretende fazer uma ampla pesquisa nos municípios e ao final divulgar os números para a população. “O Plebiscito vai ser feito dentro de padrões rígidos da técnica de pesquisas de opinião, pois queremos que as pessoas e entidades que vão ser nossas parceiras, confiem na opinião que as ruas vão nos fornecer”, enfatiza Deucher.

Ainda de acordo com Deucher a Consulta que será feita em Blumenau tem apenas uma pergunta e três opções de resposta. É a mesma pergunta que vem sendo feita pelo Gesul (Grupo de Estudos Sul Livre) desde a década de 1990: "Se o governo federal do Brasil permitisse um plebiscito para separar a região Sul, você seria:1) Favorável; 2) Contra; 3) Não sabe/Não tem opinião formada. "É uma ação demasiadamente simples que pode ser realizada por apenas quatro pessoas. Porém, para buscar maior representatividade, um grande grupo pode pegar um sábado de manhã e ir para o centro da cidade e colher as opiniões nas ruas", dizo presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário