Integrantes defendem modelo que proporcione maior autonomia aos estados e municípios.
Publicado 20/05/2011 às 07:00:00 - Atualizado em 19/05/2011 às 20:08:28
http://www.ocorreiodopovo.com.br/politica/movimento-o-sul-e-o-meu-pais-faz-pesquisa-em-jaragua-5575704.html
O movimento ‘O Sul é o meu país’ fará consultas populares para saber como a opinião pública vê as propostas apresentadas pelo grupo.
A pesquisa será desenvolvida em cidades com mais de 100 mil habitantes, e o próximo município a receber a ação deve ser Blumenau, em agosto. De acordo com o coordenador do movimento em Jaraguá do Sul, Celso Orlando Pirmann, a mesma consulta deve ser realizada na nossa região. “Não somos um movimento radical, o que queremos é uma autonomia maior de cada Estado e município, a exemplo do que ocorre em países desenvolvidos como Estados Unidos, por exemplo. Propomos a descentralização dos poderes políticos e econômicos”, esclarece. Ainda de acordo com ele, pelo menos cem pessoas já aderiram ao movimento em Jaraguá do Sul.
No modelo sugerido pelo grupo, 60% de todos os impostos arrecadados ficariam no município e outros 40% seriam destinados ao Estado. Já o Estado, por sua vez, teria de repassar à União 40% de tudo que arrecadasse. “Não trata-se de discriminação com outros estados. Ganharíamos em agilidade e em poder de investimento para realizar as obras que necessitamos”, resume. Segundo Pirmann, hoje a região Sul recebe de volta somente 14% de todos os impostos que envia à União.
Para o sociólogo, Victor Danich, a proposta não é viável. “Para o nosso modelo político e econômico, é inviável. O problema do país é a má distribuição da renda, que está concentrada nas mãos de uma minoria. É isso que precisamos mudar”, opina.
Quem quiser conhecer mais sobre o movimento pode entrar em contato através do e-mail cp0564@hotmail.com ou através do site www.patria-sulista.org.
Sem comentários:
Enviar um comentário