02 de novembro de 2011
Por Celso Deucher*
Sou o tipo de cidadão apaixonado por livros. Estes que a gente pega na mão e saboreia a leitura e não o larga até que a última página, o ultimo parágrafo e a ultima linha seja lida e entendida. Pois bem, hoje passei pelo Shopping Gracher aqui de minha cidade (Brusque SC) e na frente de uma livraria havia uma porção de livros em liquidação, graças as comemorações referentes ao dia do livro (29 de outubro).
Como sou uma espécie de rato de sebo, catei uns quantos, por que o preço estava ótimo. Revirei umas três vezes os que estavam sobre a mesa e já ia fechando a compra quando me deparei com um livro interessante. Chama-se AÇÃO – Nada acontece até que algo se mova, do autor americano Robert Ringer (publicado na América Portuguesa pela Editora Best Seller). Dei de mão e o catei por R$ 9,90. Uma pechincha. Cheguei em casa e debrucei-me na leitura deste instigante escrito... Não há dúvida, recomendo a leitura a todos que desejam alcançar seus objetivos na vida.
A frase “nada acontece até que algo se mova” é de uma das mais brilhantes mentes do século XX, Albert Einstein, e me pareceu bastante sintomática. No entanto, mesmo já a tendo visto e revisto diversas vezes, nunca havia parado para pensar mais demoradamente sobre o seu significado.
Aliás, desde que comecei a ler este livro tenho em mente às metas do Movimento O Sul é o Meu País e o nosso principal problema na atualidade: levar as pessoas a sair do imobilismo e do simples “apoio a idéia”, e promover uma AÇÃO em prol dos nossos objetivos.
Como dirigente desta entidade tenho usado de todas as formas e formulas para incentivar meus compatriotas a saírem da simples condição de apoiadores do ideal de um Sul Livre. Vivo as voltas tentando incentivar esta minha gente tão explorada e tão vilipendiada pelo estado brasileiro a reagir contra suas monstruosidades.
Cansei de mandar emails ao pessoal mostrando quantos ministros já caíram no atual governo por roubalheira, desvio de dinheiro público, mau uso do dinheiro público, locupletação, etc e etc... Parece que estas coisas não causam mais nenhuma reação nas pessoas. Ver as comprovadas falcatruas realizadas pelo atual e por todos os outros que já passaram pela sede do Império Brasileiro (Brasília), não tem nos tirado do imobilismo, da falta de ação.
O que me conforta e me faz continuar na luta é saber que no meio de milhões de Sul-brasileiros, há um pequeno grupo que não deixa a célula mãe do ideal de libertação do Sul morrer. Ou seja, aqueles que têm uma AÇÃO; aqueles que promovem AÇÕES; Aqueles que não se entregam para o sistema e o demonstram promovendo AÇÕES de reação... Fazendo com que as coisas se MOVAM, pois como dizia nosso grande pensador, “nada acontece até que algo se mova”.
Mas, nós precisamos fazer muito mais que isso para MUDAR alguma coisa do lugar. Não basta este pequeno grupo... Ele tem que se duplicar, triplicar, quadruplicar, enfim, multiplicar-se as dezenas, as centenas e aos milhares para que haja uma AÇÃO conjunta e efetiva que MOVA do lugar este nosso território cujo povo sonha com sua liberdade desde o dia em que Sepé Tiarajú prostrou-se ao chão, morto pelo estado brasileiro.
Sepé, este nosso primeiro herói Sulista fez a diferença por que AGIU, promoveu a AÇÃO. Foi morto por um estado que é o mesmo até nossos dias, apesar de ter mudado suas táticas para calar os novos “guerreiros do Sul”. A AÇÃO empreendida por Sepé deixou-nos além do seu exemplo, uma das mais fortes declarações de amor a nossa pátria e que vem sendo repetida pelo Povo Sulista ao longo dos últimos mais de 250 anos: “Esta Terra tem dono”... Hoje nós completamos esta grande declaração gritando aos quatro ventos que “o Sul é o nosso País”.
Para finalizar, quero dizer que fiz esta volta toda para tentar convencer você que está lendo este artigo até aqui a AGIR. Se você possui dentro de si a mesma semente de indignação e que acredita, também como eu, que uma das saídas mais viáveis para que tenhamos um futuro mais justo, digno e mesmo solidário com os demais povos dos brasis, é a nossa total separação, nos ajude a construir esta separação AGINDO, fazendo alguma coisa por ela.
Se você ainda não conhece bem a entidade MOVIMENTO O SUL É O MEU PAÍS, pode estar se perguntando qual a AÇÃO poderia fazer para ajudar... Pois é, nós temos muitas que precisam ser feitas e a primeira delas é fundar em cada município do Sul nossa organização e em todos eles ter um núcleo pequeno, mas forte de apoio. Por isso, se o seu município ainda não tem o Movimento O Sul é o Meu País, seja o primeiro a erguer a bandeira Sulista. E, se já tem, junte-se aos briosos compatriotas para planejar e promover as ações necessárias. Para quaisquer outras dúvidas e interrogações não deixe de visitar nosso site oficial (www.patria-sulista.org) ou até mesmo entrar em contato conosco pelos nossos e-mails, telefones e endereços.
Aceite nosso convite, venha AGIR conosco em prol desta nossa Pátria Sulista. Seja muito mais que um simples apoiador da idéia.
*O autor é presidente nacional do Movimento O Sul é o Meu País e Secretário Geral do Gesul (Grupo de Estudos Sul Livre). Email: presidente@meusul.net
Sem comentários:
Enviar um comentário