domingo, 23 de maio de 2010

O Pueblo Perdido


O Pueblo Perdido

Tex Willer e Kit Carson rumo ao "Pueblo Perdido", um misterioso lugar onde se acredita que haja inúmeras riquezas no qual um grupo de bandidos está de olho, dispostos a passar por cima de tudo e de todos (inclusive da lei). Resta aos nossos rangers lutar pela justiça, não deixando impunes aqueles que se opõem à ela...

Um grupo de bandidos invade a reserva indígena Papago, situada entre o rio Gila e a fronteira com o México, deixando quatro mortos e três feridos, e ainda seqüestram um velho feiticeiro chamado Tumako e sua neta Malapay.

De passagem pela região, Tex e Carson tomam conhecimento do fato no Departamento de Assuntos Indígenas da reserva Papago e ainda descobrem que dias antes de ser seqüestrado, o velho feiticeiro recebeu a visita de um tal professor Montoya. Os rangers, à procura de esclarecimentos, decidem ir até a reserva indígena interrogar a irmã do feiticeiro que foi seqüestrado.

Enquanto isso, escondidos em uma remota gruta, os bandidos responsáveis pela invasão à reserva Papago interrogam duramente o velho feiticeiro. Querem saber se o mapa que o professor Montoya havia mostrado a ele dias antes era verdadeiro. O feiticeiro Tumako afirma que sim.

Na reserva Papago os rangers conseguem boas informações com Naka, a irmã do feiticeiro. Já cientes do tal mapa de Montoya que indica o caminho para o Pueblo Perdido, Tex e Carson decidem então ir ao povoado de Tubac tentar encontrar o professor.

Em Tubac, Montoya prepara uma viagem, porém mal sabe ele que seu guia é um dos bandidos que seqüestraram o feiticeiro e sua neta e está a mando de Stanley Jackson infiltrado na expedição que o professor prepara ao Pueblo.

Os rangers encontram no meio do caminho a gruta onde estão escondidos alguns dos bandidos. Após um tiroteio, Tex e Carson eliminam os três homens que faziam a vigia do local. Entrando na gruta, encontram Malapay viva mas infelizmente o feiticeiro morto. Agora com a neta de Tumako, Tex e Carson continuam sua jornada até Tubac.

Um espião de Stanley Jackson descobre que os dois rangers estão atrás dos responsáveis por toda aquela covardia feita com os indígenas da reserva Papago e informa os bandidos de tal condição. Sendo assim, eles preparam uma armadilha para Tex e Carson, mas os rangers são mais espertos e invertem a situação, desse modo conseguem informações importantes sobre a trama de Stanley Jackson.

Chegando em Tubac, os rangers dirigem-se ao xerife do povoado e esclarecem mais dúvidas, aproveitam também para deixar Malapay a salvo em Tubac e seguem seu rumo seguindo os rastros deixados pela expedição do professor Montoya, que já partira.

Os bandidos liderados por Jackson interceptam a expedição de Montoya e se apoderam do mapa. Os rangers encontram o professor sem as pálpebras e à beira da morte, e o mais estranho: sem o mapa do Pueblo Perdido. Aos poucos se tornam claros os objetivos de cobiça de Stanley Jackson. Tex e Carson agora também estão à procura do tal Pueblo, mas com outro propósito: a cobiça da justiça...

O roteirista Claudio Nizzi faz gala de toda uma panóplia de cenários grandiosos e reveladores do nosso imaginário do velho oeste nesta aventura: a reserva índia, o rancho de Jackson, a cidade fronteiriça de Tupac, as grandes planícies, o perturbante deserto e, em clímax final, o pueblo perdido. Quanto ao desenhista, existe em Ticci uma profunda e latente necessidade de expansão e liberdade, uma apetência natural pelos grandes espaços e por planos de conjunto, traduzíveis mesmo em variadas cenas de interior. As cenas de uma panorâmica geral transcritas nas páginas 110/111 são de grande intensidade, parecendo o próprio leitor ficar esmagado (é este literalmente o termo) pela força conferida no desenho de Ticci. A própria expressão de Tex (na pág 110) é fantástica, rigorosíssima e perfeitamente identificável com o que o herói está a passar. E que dizer das personagens ticcianas?... São todas elegantemente elaboradas, altivas, soberbas, transmitindo uma força natural em face da personalidade de cada uma, todas estão perfeitamente adaptadas à dinâmica do enredo.

Sem comentários:

Enviar um comentário