quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Última Fronteira

A Última Fronteira

Tex e Carson vão ao Canadá e, com a ajuda de um guia chamado Gros-Jean, têm a missão de descobrir o paradeiro de um dos maiores traficantes de armas da região: Jesus Zane, um homem sangrento e rebelde que mata pelo ódio que possui dos homens brancos.

Através de indicação de um caçador de peles, o coronel Jim Brandon, com mais dois homens, está à procura de Jesus Zane, um dos maiores traficantes da região. Os três avistam uma canoa e, chegando mais perto, observam que existem rastros recentes de três homens. Resolvem seguir a pista e avistam uma cabana.

O coronel Brandon aproxima-se dela e deixa seus dois companheiros atrás, dando cobertura. Chegando mais perto, Brandon é atingido por um tiro que vem de dentro da cabana e seus companheiros são mortos por um índio que fazia a vigia do local.

Uma outra patrulha vinda do norte chega ao local e reconhece Jesus Zane. Começam a atirar, porém Zane e seus homens conseguem fugir. E é essa patrulha que trata do ferimento do coronel Jim Brandon, impedindo que ele morra.

Um mês e meio depois, o coronel, recuperando-se ainda do ferimento, chama os rangers Tex e Carson que, com a ajuda do guia Gros-Jean, têm a difícil tarefa de dar um fim à sangrenta carreira de Jesus Zane.

O coronel Brandon conta aos rangers uma parte da vida de Zane, explicando como ele se tornou um homem extremamente revoltado e sangrento. A fim de conseguir mais esclarecimentos, os rangers e seu guia resolvem ir até a Missão de São José, local onde Jesus passou parte de sua infância sendo criado pelos padres missionários.

Naquela noite, Jesus Zane decide também ir até a Missão de São José. Lá, Zane dirige-se ao prédio que se encontra mais perto da igreja. Jesus acorda um antigo professor seu, o Pe. Elias, e com um punhal na mão, força o missionário a dizer o paradeiro de dois antigos amigos: Nat e Sheewa. O padre revela o local onde os dois moram e, intuindo o pior, pede para que Zane não faça nada de mal a eles.

No final da tarde do dia seguinte, Tex, Carson e Gros-Jean finalmente chegam na Missão de São José, onde logo avistam Pe. Elias. Gros-Jean, que já conhecia o padre, apresenta-o a seus amigos rangers e explica ao padre o propósito da vinda dos dois ao Canadá.

Padre Elias conta que Jesus Zane esteve com ele na noite anterior e que queria saber onde Nat e Sheewa estavam. O padre conta também que durante a infância, Jesus, Nat e Sheewa eram amigos inseparáveis. Porém, com o passar dos anos, surgiu uma certa rivalidade entre Jesus e Nat pela amizade (que havia se transformado em amor em ambos) de Sheewa.

Como Jesus Zane impelido pelo ódio e cheio de rancores fugiu da Missão de São José, Sheewa acabou se casando com Nat. Os rangers decidem então ir imediatamente até à fazenda onde Nat e Sheewa moram.

Lá chegando, encontram Nat ferido na cabeça e ele explica que Jesus Zane esteve por ali e ainda seqüestrou sua mulher, Sheewa. Os rangers tratam do ferimento de Nat e pedem mais informações. Nat confirma que Jesus Zane faz contrabando de armas e uísque. Os rangers prometem fazer todo o possível para trazer Sheewa de volta sã e salva, mas Nat não quer saber de ficar de braços cruzados e decide procurar sua mulher sozinho.

Tex, Carson e Gros Jean voltam a Saskatoon para novamente falar com o coronel Brandon. Os rangers pedem uma lista com nomes e endereços dos comerciantes suspeitos de fazer contrabando na região. Com isso, os rangers entram em ação em busca dos suspeitos com a intenção de descobrir se algum deles faz negócios com Jesus Zane.

No mesmo momento, na missão de São José, Nat conversa com o Padre Elias a troco de saber que fim levaram antigos amigos seus. Nat resolve ir até a taverna de Nariz Curvo, antigo companheiro seu, em Saskatoon.

Na noite seguinte, em um saloon em Saskatoon, os rangers e seu guia Gros-Jean observam Bem Carter, o primeiro da lista de suspeitos de contrabando. Carter vai embora do saloon. Os rangers o seguem até sua casa. Observam que todas as luzes estão apagadas, e decidem entrar. À moda texiana, os rangers arrancam o nome Bernard Boudet, que Carter garante ser um dos homens para qual Jesus Zane trabalha.

Naquele mesmo momento, Nat conta para Nariz Curvo tudo o que havia acontecido com ele e com sua esposa, e demonstrava toda a sua vontade de pegar Jesus Zane. Nariz Curvo fala de um novo carregamento destinado a Jesus, onde um dos membros da tripulação é seu cunhado Louis.

Nat então convence o amigo a irem falar com Louis para propô-lo a deixar Nat ir em seu lugar. Por estar muito resfriado, o cunhado de Nariz Curvo consente em tal proposta. No dia seguinte, Nat embarca com o Capitão Janser mais dois homens e os quatro começam a subir lentamente a correnteza do rio Saskatchewan.

À noite, Tex, Carson e Gros-Jean acham Boudet acompanhado por um de seus capangas. Os rangers não se intimidam e facilmente botam os dois para dormir. Pegam Boudet e o colocam dentro de um bote. Com um balde de água, "delicadamente" acordam o homem, que, depois de muito espernear, acaba informando o local do esconderijo de Jesus Zane.

Os rangers deixam Bernard Boudet nas mãos do Coronel Brandon e começam sua jornada ao encontro de Jesus Zane, mas um imprevisto acontece no meio da viagem: os rangers e seu guia acham uma canoa à deriva no rio. Para surpresa dos três, uma mulher está dentro da canoa, e está morta! Verificam o nome gravado na aliança: é Sheewa. A caçada a Jesus Zane recomeça. Com certeza agora ele haverá de pagar um preço muito mais alto por suas atitudes...

TXE-006 - A Última Fronteira, com texto de Nizzi e desenhos de Goran Parlov, editada em dezembro de 2000, 242 páginas, R$ 7,90 em banca, publicada pela Editora Mythos, medindo 19,2 cm de largura por 27,4 cm de altura. Características desta edição: capa em papel mais encorpado; página de apresentação com editorial dedicado a Hugo Pratt, por Sergio Bonelli; entrevista com Goran Parlov, por Filippo Toccafondi; Matéria: Águia da Noite nas Trilhas do Norte, por Graziano Frediani e ficha técnica de apresentação dos criadores G.L. Bonelli, A. Galleppini, Claudio Nizzi e Goran Parlov. Impressão em preto e branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário