sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Ouro dos Confederados


Acabou a Guerra da Secessão, mas os ânimos de muitos combatentes, principalmente dos vencidos, continuam exaltados. Muitos se organizam utilizando a estrutura da famigerada organização Ku Klux Klan.

E para conseguirem armas e buscar a vingança frente aos opressores nortistas, precisam de recursos, que podem ser conseguidos através da parceria com um oficial confederado. Para isso precisam libertar o tal oficial, que se encontra preso em Fort Smith.

Tex e Carson chegam ao Fort Smith escoltando alguns prisioneiros e, durante a refeição, são surpreendidos por uma violenta explosão, que mata o anfitrião e deixa os dois amigos em péssimo estado. Segue-se um tiroteio perpetrado pelos prisioneiros, ajudados por um Sargento, que trai a sua guarnição. Tiroteio, gritos, mortes, confusão…

Fogem o Sargento traidor, o Capitão Buchanan e dois amigos, encontrando-se com os cúmplices, cujo fogo de cobertura mostra-se eficaz para a consecução da fuga. Para despistar possíveis perseguidores, os fugitivos decidem atravessar o rio Arkansas. Ao Sargento Nelson, o traidor, Portman, o homem da Klan, paga os serviços com chumbo. O Capitão não acha correto, mas aceita.

Os Rangers perseguem os bandidos em companhia de quatro soldados. Chegam ao rio quando os bandidos estão de partida e tem inicio um tiroteio, que se conclui com Tex pescando um bandido no rio, morto. Mas carrega consigo o capuz da Klan.

Os nossos heróis planejam como seguir os bandidos e Tex ouve do cabo Isaías a história do Capitão Buchanan. Na travessia do rio, os bandidos teimam em ofensas de parte a parte, devido suas idiossincrasias. A fuga continua, até que pisam em terra firme.

O Capitão Buchanan leva seus homens a um pântano, onde escondeu um navio encouraçado (arma de guerra usada pela primeira vez na Guerra da Secessão, com grande poder de fogo, e que proporcionaram grandes batalhas nas águas do rio Mississípi), carregado de ouro, escondido entre o carvão que alimenta a caldeira.

O oficial sulista conta (em flash back) sua história, propiciando um entendimento cheio do roteiro. Agora precisam colocar a embarcação em funcionamento, pois descerão o rio Arkansas até chegar no Mississípi, onde empregarão o ouro na causa confederada.

Nossos amigos tem um encontro com ladrões de estrada e quase perdem a pele depois do ataque covarde. Mais tarde, depois de livrarem-se de dois homens deixados de vigia nos pântanos, onde ocorre uma terrível luta, Tex, Carson e Isaías se defrontam com a embarcação, que parte, deixando-os para trás. Mas os rangers não desistem e reiniciam a perseguição, numa penosa cavalgada, visando interceptar os bandidos rio abaixo.

Os fugitivos chegam numa aldeia ribeirinha e levam a lenha estocada que serviria para aquecer a população durante o rigoroso inverno que se aproxima, bem como seus víveres. O Capitão chega atirando de canhão, quando poderia pedir uma ajuda, e depois se arrepende do seu ato. Isto serve, em tese, para mostrar o seu caráter, agora confuso e inebriado pelos seus ideais e a proximidade com todo o ouro que tem nas mãos.

Tex e Carson chegam numa aldeia e depois de alguns contratempos éticos, recebem a ajuda dos nativos, que detêm o controle de um canhão abandonado e o posicionam na margem do rio. Com a chegada dos bandidos pelo rio, ocorre um confronto a base de tiros de canhão. Dessa vez, conseguem um tiro certeiro, que danifica o encouraçado, que continua descendo o rio.

Os dois amigos continuam a perseguição num vagonete, que segue o rio, e depois de uma vertiginosa corrida, saltam do veículo e para sua sorte, bem a tempo de avistar o navio. Tex resolve pular sobre a embarcação e jogar uma carga de dinamite. Faz isso no momento que a situação do barco já é precária e o homem da Klan e o Capitão tentam definir suas posições. Ocorre um tiroteio e Portman liquida os homens de Buchanan.

Tex entra na briga: a explosão de sua dinamite atinge o paiol de pólvora do navio e tem um resultado catastrófico - o encouraçado encosta na margem. Portman consegue fugir levando alguns lingotes. Tex e o Capitão se enfrentam, ficando a vida com o nosso ranger.

Alguns vaqueiros entram na história e encontram os lingotes deixados por Portman para retardá-los e fugir. Os vaqueiros vão para o navio e se deparam com Tex, saindo, com um lingote na mão. Tem inicio nova briga, tiroteio, ação, um satanás em ação, como diria Carson.

Tex percebe que Portman fugiu e vai no seu encalço, num cavalo ferido pelo bandido. O justiceiro precisa se apressar se quiser pegar o único sobrevivente, para obter as informações sobre o ouro e entender melhor as motivações daqueles homens. Porém o destino tem seu modo próprio de concluir esta aventura.

Sem comentários:

Enviar um comentário