quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vendetta Navajo


Fim de outono: cemitério de Sanders. Cerca de 30 pessoas assistem ao enterro do Juiz Willy Kilburne e de Katy, sua jovem filha de apenas 16 anos. O acusado do homicídio é Sa-hua, filho do índio Ki-nih, amigo de Tex e habitante da reserva navajo.

Por meio de sinais de fumaça, Tex fica sabendo da prisão do índio, justamente quando Ki-nih lhe pedia ajuda. Imediatamente Tex, Kit Willer, Carson e Jack Tigre partem para o povoado de Sanders, no qual chegam justamente a tempo de evitar o linchamento do índio preso.

A população, incitada pelo influente Mr. Kay Haggarty e seu ajudante Talbot querem, a qualquer custo, fazer justiça com as próprias mãos. E teriam conseguido, se os quatro Pards não tivessem ajudado o Xerife Walker a controlar a turba enfurecida, mas é nesse momento que Haggarty e Talbot confirmam a Tex terem encontrado o índio com um punhal ensangüentado na casa do Juiz Kilburne.

Debelado o tumulto, Tex conversa com o jovem índio preso, mas não consegue extrair dele muita informação, apenas o fato de que ele recebera uma pancada na cabeça quando se preparava para encontrar-se com Katy, com quem namorava.

Ao saírem da prisão, o ranger e seus companheiros não percebem un indivíduo esgueirando-se no beco ao lado. É Ki-nih, que seguira Tex com o intuito de libertar seu filho da prisão.

Quando a noite cai, enquanto Tex e Carson tentam descobrir por que Haggarty e Talbot queriam o índio morto, Ki-nih entrega sorrateiramente a seu filho um punhal e este, habilmente, consegue imobilizar o xerife e evadir-se da cadeia.

Em poucos minutos, todo o povoado acorda ao som dos disparos do xerife. Além de Tex e Carson, também Haggarty e seu cúmplice correm para saber o que está acontecendo. Aproveitando-se da situação, logo os pards são acusados de terem ajudado o índio a fugir e, incitada por alguns, a população imediatamente prega o linchamento dos dois.

Confusão iniciada, Tex e Carson só conseguem escapar devido à excelente mira de Tex, que consegue "convencer" os habitantes do povoado a largarem a presa, sob pena de haver alguns mortos na main street. Ao mesmo tempo em que prepara a retirada, Tex promete trazer o índio de volta.

Enquanto isso, Sa-Hua e seu pai vão em direção a um esconderijo situado num lugar conhecido como Mesa Balokai. Após indicar a seu filho o caminho, o velho Ki-nih volta sorrateiramente a sua aldeia, crendo que ninguém o havia visto sair ou retornar a ela.

Tex, já no encalço do índio fugidio, aventa a Carson a possibilidade de a ajuda ter sido dada (como foi) por seu pai. Já é dia, quando chegam de volta à reserva navajo. Como Jack Tigre informa ter visto Ki-nih chegar à aldeia à noite, este não tem outra alternativa que não seja contar a verdade.

Imediatamente Tex vai em direção da Mesa Balokai. Mas as coisas se complicam: no caminho, Tex depara-se com Haggarty, Talbot, Capitão Mannix (antigo desafeto seu) e uma patrulha militar, que procuravam Tex para levá-lo detido à Forte Defiance. A empresa falha porque centenas de navajos tratam de garantir a proteção de Águia da Noite, o qual aproveita para acusar abertamente Haggarty pela tentativa de eliminação do índio.

Pacificados à força os ânimos, Tex continua em direção à Mesa Balokai. Lá chegando, Tex procura por Sa-hua, mas nem de longe imagina o que está para acontecer, pois não havia notado que estava sendo seguido por Haggarty e seu ajudante. Canalha ao extremo, Haggarty planeja matar Tex pelas costas, eliminando qualquer chance do ranger provar a inocência do índio e agora a sua própria, pois era considerado cúmplice da fuga de Sa-hua da prisão de Sanders! É nesse contexto que a aventura atinge seu clímax, com um desfecho completamente inesperado!

Sem comentários:

Enviar um comentário