domingo, 24 de abril de 2011

Discriminação de Lula contra o Sul no término seu mandato

25 de dezembro de 2010

Para fechar o ano discriminando o Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que vai vetar emenda que muda a regra de distribuição de royalties do petróleo. Para o presidente do Movimento O Sul é o Meu País, Celso Deucher, trata-se de mais uma prova concreta de discriminação para com os povos do continente brasílico. "Em outras palavras o entendemos que o imperador de Brasília, sabe que na hora de arrancar as riquezas para manter seus programas sociais politiqueiros, é o Sul que lhe dá suporte, porém, na hora que é para dividir as riquezas que o paísl têm, o Sul não é importante", lamenta.

Segundo notícia publicada pela Agência Brasil no último dia 21 de dezembro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que vetará a emenda aprovada pelo Congresso Nacional que redistribui os royalties do petróleo entre todos os estados e municípios brasileiros e não apenas entre os produtores. A afirmação foi feita nesta terça-feira, dia 21, durante evento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. “Todo mundo sabe que eu tenho um compromisso porque tenho um acordo, firmado com a presença da presidenta Dilma [Rousseff], quando ela era ministra, do governador Sérgio Cabral [do Rio de Janeiro], do Paulo Hartung [governador do Espírito Santo], do governador de São Paulo [José Serra], com o líder do PMDB que foi o relator da matéria. Portanto, vou vetar e mandar ao Congresso o projeto de lei restituindo o acordo que firmamos naquele período”, disse Lula.

A idéia do governo federal é manter as regras atuais de distribuição para os campos de petróleo já licitados, que beneficia apenas estados e municípios produtores, e mudar as regras de distribuição apenas para os campos ainda não licitados no país. Para os campos não licitados, a proposta do governo é que parte dos royalties se destine também a municípios e estados não produtores.

Para Deucher, "assim como fez em todo o seu reinado a frente da metrópole brasiliana, o presidente Lula, fecha as contas dizendo claramente aos Sulistas que o seu status perante o Brasil é apenas produzir riquezas e não usufruir delas como qualquer outra região brasileira".

Sobre este assunto vem gerando reações de repúdio no Sul. Para o presidente do Movimento RS Livre, Matheus Duarte, com esta atitude "a emenda gaúcha vai-se ir embora, mas as verbas riograndenses continuarão indo para lutar pela desigualdade regional, sem contar que, sabe-se lá, se para os novos campos haverá, realmente, tal distribuição tão prometida”.

Para o militante do Movimento O Sul é o Meu País Christtoffer D´Oliveira, as verbas paranaenses e catarinenses também serão comprometidas. “Os irmãos do Rio Grande não estão sozinhos. Mais acho também que a maioria de nossos políticos que são votados por nos mesmos não tem expressão alguma em Brasília. Esta na hora de rever e parar de culpar também só os outros, pois nossa população tem parte nessa culpa por colocar pessoas sem a mínima condição moral e capacidade intelectual para nos representar”, afirma ele. E pergunta: “Onde estão nossos deputados e senadores? Onde esta a população com consciência política? Onde estão os movimentos sociais para reclamar contra esta situação? Onde estão as pessoas de bom censo? Enfim ate quando vamos continuar calados?”

Ainda de acordo com D´Oliveira, todos sentimos a mesma indignação que que o presidente do RS Livre sente, pois falta liberdade política e fiscal aos estados do sul. “Isso seria justo, mais antes precisamos nos perguntar ate quando aguentaremos calados e onde estão as pessoas que nos representam e que deveriam estar lutando para mudar isso”, afirma. Para ele, se os estados produtores não podem aceitar isso, que a nossa arrecadação fique para nós também, pois não vejo igualdade para nos aqui do sul”.

“Que seja igual para todos. Então eles que fiquem com o petróleo e nos com nossa produção de Carne (bovinos, ovinos, caprinos, aves e suínos); Alimentos (Soja, Milho, Trigo, Arroz, Feijão, Maça, Uva, Leite e muitas outras) entre outras industrias como roupa e calçados”, diz indignado D´Oliveira, indagando: “Ate quando vamos continuar a ser colônia de Brasília? Quando passaremos a ser auto suficientes de nossa arrecadação?

Fonte desta notícia:
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2010/12/21/internas_economia,199473/lula-diz-que-vai-vetar-emenda-que-muda-regra-de-distribuicao-de-royalties-do-petroleo.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário