segunda-feira, 6 de junho de 2011

Terra Prometida

Um quarteto de cavaleiros tem a paz de seu café interrompido pelo detonar inconfundível dos disparos de rifles e revólveres na beira da estrada entre Parowan e Cedar City, sudoeste de Utah. Homens de ação, imediatamente montam seus cavalos e vão ver do que se trata. Logo se deparam com um cavaleiro mas são recebidos a bala pelo sujeito. Porém isto não Tex, Carson, Kit e Jack Tigre e estes, ao invés de recuar, ao contrário, respondem na mesma moeda.

Diante daquela reação o inimigo prefere dar meia volta e fugir, alertando na manobra a um companheiro de tocaia um pouco mais atrás, e logo ambos desaparecem na mata selvagem. Tex já articulava uma estratégia para captura do hostil atirador quando percebe no leito do rio uma charrete tombada com dois corpos inertes, ao seu lado.

Tex encontra uma jovem desmaiada e um homem morto. A jovem chama-se Judy, que sobrevivera à traiçoeira emboscada e, de quebra, à violenta queda da ribanceira. Safara-se com algumas poucas escoriações. O mesmo não ocorrendo com seu pobre pai Ely Kanab, guia de caravanas, que morreu antes de cumprir o compromisso de conduzir uma comunidade Quakers de Cedar City até a Califórnia.

Enquanto Carson e Kit levam a jovem para a cidade mais próxima, Tex, acompanhado de Jack Tigre, procura pistas dos assassínos descritos pela moça. Com a vista atenta, pouco depois o ranger avista importante pista na estrada: um vistoso chapéu, perfurado por um dos disparos de Judy durante sua breve e fatídica fuga. No chão encontra também vários cartuchos de rifles, confirmando a mortal tocaia.

Rumando para a cidade de Cedar City, meia hora depois já estão no interior do saloon Silver Dóllar, onde Carson e Kit já estão juntos ao xerife, procurando o sujeito que seria o proprietário do chapéu perdido na estrada. Não demora muito para avistarem a dupla Yunker e Scott adentrando no saloon. Baseado nas dicas do homem da lei que suspeitara de quem era o chapéu e percebendo um deles sem a cobertura na cabeça, Tex aproxima-se dos dois e, numa ação rápida, estende o chapéu ao homem, quase lhes barrando a passagem. E um deles, por puro reflexo, apanha o objeto que lhe era familiar.

Tex é implacável e imediatamente desfere um inesperado soco no rosto de Yunker, colocando-o a nocaute. Além disso, como Scott estava sacando uma arma, fere rápido como o raio a mão deste. Para terminar, aplica inesquecível surra no "brutamontes" Sam Boulder, comparsa da dupla e guarda-costas do Sr. Goldfield. Os fregueses do saloon ficaram estupefatos com o que viram, enquanto Carson, Tigre e Kit, escorados num balcão, a tudo observavam, num misto de prontidão e diversão. O xerife nem tempo teve para reações.

Sam tenta inocentar os assassínos e logo forja um álibi, de que ambos os homens estavam em companhia de Boulder, no acampamento de Clayton. Isto impede o ranger de continuar a linha "forçada" de interrogação que mantinha, já que, na presença do xerife e dos cidadãos, as prerrogativas da lei se impunham necessárias. Decidem então ir ao guia de caravanas nas imediações da cidade, verificar a versão dos facínoras.

Tex descobre pelo xerife durante o trajeto que os dois acusados prestam pequenos serviços para Goldfield e que são também homens da escolta de Klayton na condução de caravanas para o Oeste. Tex descobre ainda que o Sr. Goldfield é uma espécie de "manda-chuva" local, pois além de possuir diversos estabelecimentos comerciais e ter parceria no banco da cidade, é também um agenciador de pioneiros que desejam se aventurar em caravanas cruzando o oeste em direção a Califórnia.

Em meio a estas informações o esperto ranger comenta: "Parece que o caso começa a ficar claro!" e não esconde do xerife suas suspeitas da participação de Goldfield na morte do infeliz Kanab. Quando ainda prevê a perda de tempo em consultar este tal de Klayton já que tudo indica se tratar de uma quadrilha bem organizada. E Tex não estava errado... pois naquele exato momento, por outro caminho, chegava às pressas no acampamento de Klayton um mensageiro, para o alertar sobre a iminente visita do xerife e os motivos de sua inusitada presença. E assim Jim Klayton e seu parceiro Bert Adams corroboram com as afirmações do guarda-costas, encerrando provisoriamente aquela situação.

Após os homens da lei saírem, Klayton, que já conhecia a fama de Tex e Carson, manifesta ainda mais preocupação após encontrá-los cara-a-cara. Assim os dois sócios enviam mensagem ao Sr. Goldfield falando de suas apreensões sobre o caso, mas este por sua vez, já embaralhava suas cartas para dar um fim nos "intrometidos".

Rodeado por três capangas, Goldfield tramava naquele momento, em seu escritório, o sequestro de Judy para atrair numa cilada mortal Tex e seus parceiros. Estes, ainda acompanhado do xerife, visitam agora o acampamento dos Quakers, a quem o Sr. Kanab conduziría à Califórnia.

Apresentado aos irmãos Marcus e Elias Glendon e vendo a volta muitas mulheres e crianças, Tex se oferece como guia, pois mesmo não sendo um guia profissional, conhece bem o caminho. Sobretudo por que percebe neles presas fáceis para os asseclas de Goldfield. Após uma reunião, os Quakers aceitam a oferta.

Próximo da meia-noite, com a maioria dos cidadãos recolhidos em seus lares, tudo é calma e silêncio em Cedar City. No primeiro andar do Hotel Flora, o mesmo de Judy, a moça que teve o pai morto na emboscada, descansam após atribulado dia, quatro valorosos pistoleiros. Mas de repente um grito rompe a paz do prédio. "Era um grito de mulher! Vinha do quarto de Judy!" Fala Kit, saltando da cama e, de arma em punho, vai para a porta seguido de perto por Tex. Enquanto isso no quarto ao lado Carson e Tigre já faziam o mesmo.

Yunker abre a porta do quarto de Judy e depara-se com Kit saindo do seu quarto em frente. Numa ação rápida, o bandido retrocede fechando novamente a porta, ao mesmo tempo que duas balas sibilam ao seu lado após atravessarem o frágil obstáculo de madeira. O seqüestro não deu certo! Agora, para aquele facínora e seu parceiro, só restava sair pela janela do prédio e contar com a cobertura dos três parceiros em baixo, para protegerem a fuga.

Acontece que eles perturbaram o sono de pistoleiros que não deixavam uma conta deste tamanho em aberto. E, em poucos minutos, metade da cidade estava acordada contemplando os cadáveres de Yunkler, Scott e Boulder, estatelados ao chão. Os outros dois outros fugiram.

Tom e Billy chegam pouco depois à casa de Goldfield, para relatar o fracasso da missão. Daí, numa manobra de oportunismo e esperteza, acabam subjugando o proprietário e fugindo em direção ao México com uma pequena fortuna subtraída do ex-patrão. Este só acorda uma hora depois, fortemente amarrado e amordaçado.

Irritado e tentando se libertar, Goldfield derruba um lampião iniciando um incêndio. O homem então, a muito custo, consegue rolar escada abaixo e, mesmo amarrado, arrasta-se para fora do prédio. Enquanto isto, moradores alertados pelas chamas impedem a propagação do fogo ao mesmo tempo que libertam seu mais influente cidadão.

Após se recompor e com os ânimos acalmados, o esperto Goldfiled denuncia ao xerife seus assaltantes, tendo o cuidado de incluir entre eles os nomes dos três mortos no malfadado seqüestro, afastando de si suspeitas de cumplicidade. Promete ele mesmo caçar os bandidos e para isso contrata dois pistoleiros: quer recuperar parte de seu dinheiro e dar um fim nos traidores. Porém, Tom Hazel e Billy Watt se mostram muito mais perigosos que se imaginava e, num acirrado confronto com seus perseguidores nas pradarias, tombam todos, caçadores e caçados.

Kit Willer e Jack Tigre, que seguiam os cães de caça de Goldfield, só chegam após o tiroteio e apenas lhes resta deixar o caso para o xerife. Então Kit tem uma idéia: "Este dinheiro sujo vai ganhar uma finalidade mais nobre!" e pegando o dinheiro partem, sem deixar pistas ao xerife e sua patrulha que logo aparecerão.

E os novos guias de caravanas Tex e Carson?... Após quase incendiarem o Mercantil de Goldfiled, após o esmurrrarem em público, ainda conseguem se livrar da acusação de incendiários. Acontece que estavam tendo dificuldades em adquirir provisões e munição no comércio local, então... Enquanto isso, vendo as coisas esquentarem na cidade, Clayton e seus homens tratam de levantar acampamento e partir com sua caravana de emigrantes rumo ao oeste.

Naquela noite, no restaurante, frente a uma montanha de batatas fritas cobrindo suculento bife em um desaparecido prato, está Tex. A sua volta Carson, Kit e Tigre: igual. Carson ainda, reserva uma torta de maçã, de sobremesa. E, neste saudável clima, chega o xerife para afogar suas mágoas com os companheiros.

Ele relata o encontro com os quatro cadáveres na pradaria, do desentendimento com Goldfield pela ausência do dinheiro e da possibilidade de não se eleger mais xerife, justo agora que a família ganhara um novo membro, a jovem Judy. É neste instante que o pobre xerife quase tem um ataque do coração: Kit joga na mesa, a sua frente, os dólares desaparecidos. E explica que Judy é quem merece aquela bolada, uma vez que foi a maior vítima dos últimos eventos criminosos de Goldfield.

A muito custo Tex convence o honesto xerife a aceitar o dinheiro. Este só concorda em ficar definitivamente com o dinheiro depois dos rangers provarem as acusações que pesam contra Goldfield, enquanto por ora, tudo ficaria secretamente e provisoriamente sob sua custódia. Todos de acordo, encerram o assunto com uma rodada de uísque, da preferência do homem da lei.

Na manhã seguinte, bem cedo, os quatro cavaleiros deixam a cidade para, junto com os Quakers e sua caravana, irem atrás da "Terra Prometida", certa região da Califórnia. Eles já sabem das trapaças de Clayton com os viajantes e estarão alertas para descobrirem "como" ela é preparada e "o que" farão para neutralizar os cúmplices de Goldfield.

Neste momento, Clayton dá início ao seu golpe. Enquanto desvia o rumo de sua caravana para o sul, instrui Bert para encontrar-se secretamente com Kento, chefe dos cheyennes, a fim de, em dois dias nos Montes Diamond, seus índios praticarem falso ataque à caravana e roubarem o gado dos emigrantes. Também avisa Kento que um pouco atrás deles segue outra caravana, menor mas bem abastecida e quase sem proteção.

Bert diz a Kento que com esta "outra" podem fazer o que quiserem, apenas devem tomar muito cuidado com quatro pistoleiros muito perigosos. Pela descrição destes pistoleiros o chefe cheyenne reconhece um deles como Águia da Noite, chefe branco dos navajos. Sem se impressionar, o líder indígena fecha o acôrdo e combina de levar o produto do roubo ao posto comercial de Harport, como de costume.

Nisso, Tex, sempre precavido, após já estar em marcha, combina com seus pards uma avançada solitária em direção a caravana de Clayton para sondar seus movimentos. Esta manobra lhe salvaria a vida e a de todos atrás, pois logo percebe que o rumo tomado pela outra caravana conduz a lugar nenhum. Intrigado e atento, avista rastros de um cavaleiro solitário.

Tex segue estas pistas e descobre que ocorreu um encontro com vários índios, confraternização com bebidas e regresso em direção a primeira caravana. Seguindo os rastros dos índios, percebe que um grupo segue paralelo ao cavaleiro, outro índio vai para o sul e outro parte em direção a caravana dos religiosos quakers.

Então deduz que algum traidor combinara com os índios, cheyennes ou paíutes, ataque ao comboio de Clayton, provavelmente nos Montes Diamond, e um dos índios fora até a caravana dos Quakers investigar, para outro ataque mais tarde. Era necessário retornar imediatamente aos seus pards e surpreender o índio espião.

Já é noitinha quando Tex avista nas imediações do seu acampamento o cavalo do batedor espião e, em seguida descobre o índio. Aproximando-se sorrateiramente surpreende o cheyenne com um potente murro no queixo, desmaiando-o. Em seguida chama seus companheiros e relata as recentes descobertas enquanto o espião é conduzido amarrado ao centro do acampamento. O bravo cheyenne nada revela aos viajantes de suas intenções e assim permanece prisioneiro dos viajantes enquanto os quatro pistoleiros estão de prontidão para os próximos dias.

Mas o irriquieto Tex resolve seguir de perto a caravana de Clayton e acompanhado de Tigre se fixa a dois quilômetros do acampamento deles, já nos Montes Diamond. Montes estes muito propício a uma emboscada e provável ponto de um ataque surpresa.

Á noite, com todas as carroças dispostas em círculo e com alguns homens vigiando os cavalos, acontece o pior. Um dos pioneiros da caravana de Clayton é atingido por uma flecha que vem seguida de selvagens gritos de guerra. É dado o alarma geral. Clayton, aos gritos posiciona seus homens em abrigos, ao mesmo tempo que os selvagens roubavam os cavalos dos viajantes, causando um caos na caravana. Toda a farsa corria bem até que um dos membros da caravana atinge um dos cheyennes. Kento sente-se traído no acordo com o agente de Clayton.

Então o chefe cheyenne revolta-se e rompe ali o acordo com os facínoras e manda seus guerreiros atacarem sem misericórdia, começando com flechas incendiárias. Cercados, os pioneiros já antecipavam seu fim. E a dupla de traiçoeiros, sem entender o que se passava com Kento.

Tex e Tigre que a tudo assistiam escondidos a uma certa distância, resolvem intervir. Esgueirando-se na vegetação alta e com certeiros tiros de rifles, começam a causar baixas nos peles-vermelhas que percebem ter inimigos ás costas. Infalíves, e sempre mudando de posição, os dois pards causam pavor entre os índios que, sem localizar os atiradores preferem bater em retirada se contentando com os cavalos adquiridos. A dupla infernal se retira em silêncio mas, permanece por perto sondando a caravana.

Após passada a tensa noite de vigília no acampamento, Klayton envia Bert ao encontro de Kento para descobrir o motivo daquele ataque, ao mesmo tempo que, aos emigrantes propunha irem ao posto comercial de Harport a fim de abastecimento e aquisição de novos cavalos. Seu plano original seguia conforme o planejado.

O que a infame dupla não previa era da decisão dos cheyennes no rompimento da parceria. E Bert Adams descobre isto da pior forma quando é recebido hostilmente, sozinho e em campo aberto, pelos ex-aliados, é feito prisioneiro e logo é enterrado, em pé, amordaçado, com apenas a cabeça e o pescoço acima do nível da grama da pradaria.

Ao seu redor uma dezenas de enraivecidos peles-vermelhas, pela derrota noturna, tendo Kento entre eles. Sua sorte é decidida indiferente aos apelos para o bom-senso. Esvaziado o uísque do prisioneiro, os selvagens cravam uma lança entre seu peito e a terra. Com a ponta da lança a ferir-lhe a pele, matam seu cavalo e partem, deixando-o assim... sem sequer olhar para trás. Não consideram aquele homem digno de morrer pelas mãos de um guerreiro.

Em breve Bert Adams vê a cara da morte nos olhos dos sinistros abutres que desceram dos céus e estão pacientemente lhe fitando, a poucos palmos, enquanto escuta a carne do seu cavalo sendo rasgada por bicos afiados ao lado. Quando já estava com os nervos em frangalhos e, quase enlouquecendo, por aquela tortura psicológica, escuta estampidos de revólvers, o bater de asas das odiosas aves e um tropel de cavalos se aproximando.

A sua frente aparecem Tex e seu companheiro índio. Da fogueira para o fogo, mas ao menos não seria devorado vivo; era a posição em que agora se encontrava um dos responsáveis por muitas das inocentes vítimas das emboscadas de viagens programadas em Cedar City.

Angustiado para livrar-se daquele buraco, Bert concorda em "cuspir o sapo" das ligações obscuras de Goldfield com Klayton e Harport e dos ataques índigenas e roubos de gado das caravanas. Assim Tex e Tigre ficam sabendo que o posto comercial é também o local de troca que abastece os cheyennes com bebidas, munições e outras mercadorias.

"Clayton conduz as infelizes vítimas até o mesmo posto para, de forma abusiva e desumana, extorquir-lhes o quanto ainda lhes resta, antes de seguirem seu destino. Goldfield explorava os imigrantes em Cedar City, na partida da caravana e, por último, na parte enviada por Harport após cada assalto. Desta forma, eles todos lucravam sem riscos, numa operação que se repetiría enquanto houvessem viajantes para a Califórnia". Tex escuta indignado a pôdre armação explicada por Bert que, ao fim, não lhe acena qualquer esperanças de indulto, ao contrário, acrescenta a ele apenas a certeza de uma longa carreira quebrando pedras numa prisão estadual.

Então, num gesto desesperado, o truculento facínora saca uma pequena pistola de dois tiros, escondida na bota e, alveja Tex enquanto este esta distraído. Em seguida atira também em Jack Tigre, um pouco mais a frente, atingido seu ombro esquerdo. Tigre ainda consegue, numa ação muito ágil, empunhar e arremessar a lança indígena em direção ao bandido que, procurava alcançar a arma de Tex, deitado próximo. Assim, numa estocada fatal, morre Bert Adams com a lança cheyenne cravada no peito.

Tigre acode o companheiro que, felizmente sofrera apenas uma violenta pancada de raspão na testa. O projétil de Bert atingira a lateral de couro da faixa do chapéu de Tex causando-lhe breve desmaio e razoável hematoma local.

Reestabelecidos dos últimos acontecimentos, a dupla de aventureiros retorna ao seu comboio com novos planos, sabendo que no máximo em dois dias os cheyennes atacarão novamente. Já é quase noite quando chegam no acampamento dos Quakers. Após relatarem todos os acontecimentos aos espantados companheiros, Tex expõe seu novo plano: acelerar ao máximo a marcha para unir as caravanas para juntos resistirem com mais vantagens aos ataques dos peles-vermelhas.

Conforme a meta de TEX, antes do anoitecer do dia seguinte, as duas caravanas estavam reunidas ao comando de Tex, seu novo líder. E Clayton...? Ah, sim: Jim Clayton quase fora linchado pelos pioneiros quando Tex o desmascarou e denunciou sua dupla missão nesta viagem. Este larápio encontrava-se devidamente amarrado e convalescendo numa das carroças da caravana.

Naquela noite todos dormem mais confiantes, quase todos, porque os quatro pards postaram-se fora do círculo das fogueiras, vigiando em meio a vegetação e prontos para qualquer intervenção surpresa dos peles-vermelhas.

Confirmando as previsões pessimistas, por volta da meia-noite um grupo de dez cheyennes muito barulhentos investem contra o acampamento. Mas são recebidos por uma chuva tão violenta de chumbo quente que, completamente desarticulados, e diante de numerosas perdas, os sobreviventes batem em desabalada retirada.

Aos primeiros raios de sol todos avistam no uma imagem misto de beleza e horror: no alto da colina, imóveis e ameaçadores, dezenas de peles-vermelhas com seus apetrechos de guerra, sedentos de sangue e prestes a atacar. No interior do círculo de carroças, quatro pards bem armados e decididos a fazer os índios arrependerem-se de suas hostilidades.

Dado o alarma, o combate se inicia, mas rapidamente conclui-se: Tex e seus companheiros espertamente tinham postado dinamite a uma razoável distância das carroças! E com muita precisão nos rifles, recebem os atacantes com "sangue frio e muita dinamite quente". Muitos índios morrem e Kento, astutamente, prefere a retirada, decidindo ir em busca de presa mais fácil: o armazém de Harport.

Passada uma hora deste conflito e agora com ânimo renovado, estes emigrantes reiniciam a marcha. Porém, Tex sabe que as coisas ainda não estão sob controle. Com a falta dos cavalos da caravana de Clayton, mesmo usando os dos índios capturados e os de reserva dos Quakers, ainda era lento o andar. Seriam presas fáceis para aqueles selvagens ao longo do caminho que restava, precisavam de outra solução.

É durante uma conversa com Carson que Tex descobre uma possível saída. Então pede a Rocky, um dos emigrantes, que reúna os chefes de família e fala a eles: "tomei uma decisão e quero que todos saibam! Enquanto isso, vou conversar com o amiguinho Clayton!"

Com Clayton, Tex fica sabendo da posição e situação do posto comercial de Harport, onde pretendia buscar "emprestado" os cavalos e víveres que lhes faltam. Também fica sabendo que o lugar é bem construído, quase uma fortaleza, e bem guardado por dez bons pistoleiros, muito difícil de ser subjugado. Mas Tex não desiste da idéia e expõe seu plano, para horror dos dóceis Quakers.

O que Tex não poderia adivinhar é que o furioso Kento e seus guerreiros acalentavam idéias muito parecidas e, já neste momento, se dirigiam ao mesmo posto comercial. E é a partir deste embate de três grupos de homens com interesses distintos, na região semi-desértica do sul de Nevada, que Tex e seus pards resolveriam os principais problemas da sua atual missão: a derradeira contribuição dos rangers na vida daquelas desbravadoras famílias de colonizadores, conduzindo a grande caravana pelo oeste dos EUA, rumo a tão almejada Terra Prometida.

Sem comentários:

Enviar um comentário