segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Fim Do Exílio

Tex e Carson deviam encontrar Perna Grande no deserto. Aquele desencontro prenunciava péssimas notícias pois seu amigo não faltaria por motivo banal a um encontro. Após longa busca pelos vales locais avistam na pradaria um cadáver, coberto de formigas e amarrado à estacas no chão. Logo identificam o amigo pelo amuleto indígena junto ao corpo.

Após recuperarem o que restara de Perna Grande e o sepultarem no local, concluem pelos rastros no solo e por uma pena indígena encontrada que ele fora interceptado por uma dúzia de guerreiros comanches e morto sob tortura.

Tex argumentava em seguir os rastros dos assassínos quando Carson exclama: "Uma canseira inútil! Olhe prá trás e verá que eles já estão vindo pra cá!". Ao longe mas já bem visível, vários guerreiros se aproximavam rápida e perigosamente, a pleno galope, dos dois companheiros.

Sem perda de tempo os amigos montam seus cavalos e saem em disparada porém, já ao alcance dos rifles inimigos. Os dois se separam e Tex arrisca uma manobra perigosa. Finge ser atingido, cai e, rapidamente se posicionando nas rochas à frente, revida ao ataque dos atônitos índios.

Este truque é percebido por Carson e em poucos minutos já estão livres daquele ataque surpresa deixando no solo dez guerreiros comanches. Mas dois índios sobreviventes escapam e enviam sinais pedindo reforços ao chefe dos comanches que, sem perda de tempo reúne seus guerreiros para interceptar Tex e Carson.

Experientes batedores, os dois pistoleiros avistam os sinais de fumaça no horizonte e intuem as intenções do bando em emboscá-los na estrada à frente. Então desistem do caminho ao distante Forte Davis e desviam a rota de fuga para o rancho dos irmãos Miller onde pretendem chegar em menos de uma hora.

Esta estratégia dá uma boa dianteira aos rangers, mas é percebida por outros guerreiros comanches que comunicam ao furioso Tonito o novo trajeto dos astutos cavaleiros. Ao entardecer o bando avista a presa no Passo do Urso, mas já sem chances de lhes bloquear o caminho. No alto da trilha, Tex e Carson observam Tonito e seus guerreiros enquanto discutem os planos para os próximos momentos.

Com o cavalo de Carson sem uma ferradura e a grande proximidade dos índios, Tex resolve parar o avanço dos inimigos num dos estreitos corredores de penhascos do caminho. Para isso os dois se posicionam em um local seguro na passagem e abrem fogo assim que chegam os primeiros peles-vermelhas.

A intenção é bloquear os perseguidores até que seu cavalo, enviado sozinho com uma mensagem na sela, seja avistado no rancho e traga reforços.

Mas Tonito está decidido a obter o escalpo de Tex e seu parceiro. Enquanto o bando mantém um fogo serrado na direção das rochas ocupadas pelos rangers, ele e mais 20 guerreiros, em uma hora, escalam o morro próximo.

Esta manobra só não ceifa a vida de Carson pelo providencial relincho de seu cavalo que o faz virar-se no exato momento que um tiro de rifle passa raspando por sua cabeça. Tex revida fulminante ao ataque traiçoeiro e por alguns minutos aquelas rochas viram um autêntico inferno.

Já em nova posição, nossos heróis agora são atacados por dois flancos. Quando já se imaginavam capitular, ouvem do outro lado da trilha os gritos do pessoal do rancho chegando para auxiliá-los. Entre pulando rochas e se revezando, os dois pistoleiros chegam na parte baixa do passo e sem perda de tempo montam cavalos trazidos por Miller e seus homens e disparam em direção ao rancho.

Tonito e seus guerreiros recuperam seus cavalos e iniciam nova e feroz perseguição ao pequeno grupo de fugitivos. Já próximos da fazenda, mas ainda ao alcance mortal do bando comanche, os vaqueiros são salvos pela oportuna intervenção de dois empregados dos Miller que, inteligentemente estouram a manada em cima dos índios causando-lhes algumas baixas e pequeno atraso.

Isto só enfurece ainda mais o chefe comanche que agora trata o ataque aos homens como uma dívida de sangue. E assim, em poucos minutos a tribo inteira surge ameaçadoramente contra os vaqueiros sitiados naquele rancho.

Mesmo com algumas baixas no confronto direto, os índios mantém a cabana cercada enquanto roubam os cavalos, ateiam fogo na estrebaria e, numa perfeita estatégia de guerra, incendeiam o dormitório e a porta da frente da ocupação para um derradeiro e final ataque aos poucos mas valorosos inimigos do rancho.

Quando a situação já estava para se definir, surge salvadoramente num alarido de cornetas e detonar de fuzis, o esquadrão de cavalaria do Capitão White do Forte Davis. Aos índios não restara outra alternativa senão a fuga, deixando ao raivoso Tonito amargurar mais uma vez a presa lhe escapar por entre os dedos.

Com o incêndio debelado e todos recompostos, o Capitão revela a Tex que sua presença pela região não fora pura coincidência. A ausência de Tex já era preocupação no Forte Davis onde havia um despacho do Comando dos Rangers esperando por ele.

"Um bandoleiro mexicano da região da Serra de Hueso chamado Fidel Rômulo que está associado com Tonito vem causando muitos problemas aos guardas rurais mexicanos. O pedido de apoio surgiu do Capitão Walson, amigo pessoal de Tex, que deseja vê-lo no Forte Stokton se possível."

Walson solicita que não sendo possível um encontro, Tex procure por um tal El Morisco, que vive em Pilares no México. E cita também algo sobre "cogumelos sagrados" deixando os rangers ainda mais intrigados com o caso dos comanches e este novo personagem.

Por isso, para não perderem tempo, os dois parceiros decidem ir para a fronteira percebendo pelo caminho que o gado dos Millers já fora reunido pelo bando sobrevivente de Tonito e agora seguia rumo a Serra de Hueso. Este fato era menos importante no momento que as pistas que encontraríam com El Morisco. Era para lá que se dirigiríam.

Já na margem mexicana de Pilares, após cruzarem de balsa a fronteira, Carson comenta com Tex: "Estou curioso para ver como é esse El Morisco!" ao que lhe responde o amigo: " - Pelo que soubemos, deve ser metade mago, metade fanfarrão!"

Pouco depois, no interior da estranha casa de El Morisco, após recebidos por seu assistente Eusébio, enquanto observam quadros e animais embalsamados, Carson novamente comenta: "Não! Nada de mago ou feiticeiro!", com o que Tex responde refletidamente: " - Talvez um naturalista...E dos bons!".

Assim então, através do amigo de Walson, os rangers ficam a par das transações de Fidel com os comanches que, em troca de cavalos roubados, lhes oferece os cobiçados "cogumelos sagrados" recolhidos num determinado pantano da região.

Incrédulo, Tex sob a orientação de Morisco e o olhar preocupado do parceiro Carson, se propõe a experimentar duma amostra daquele que é o grande produto de negócio dos bandidos. E, vivido uma experiência estranhíssima, "confirma" o potencial efeito do ambicionado alucinógeno.

Sabendo agora do real motivo dos roubos de gado pelos comanches, de sua aliança com os bandoleiros mexicanos e, da existência na Serra de Hueso de um templo sagrado habitado por descendentes astecas como o local de troca dos ladrões, é para o Vale de Hueso que rumam naquela noite então, os dois rangers.

Neste mesmo momento, no templo do vale, a rendosa aliança de Fidel Rômulo com os descendentes astecas sofreria um grave revés por conta da ganância do mexicano. Aproveitando-se da hora de cerimônia envolvendo todos os presentes, Fidel e seu parceiro Felipe percorrem os subterrâneos do local a procura da valiosa gruta do tesouro.

O que o bandoleiro não imaginava era o acionamento automático de uma rija grade de segurança assim que cruza uma das passagens na caverna. Preso e sem ter como fugir daquela armadilha, Fidel orienta seu companheiro a sair do vale imediatamente e buscar ajuda de Prieto e seus homens.

Mal Felipe sai do vale, os astecas descobrem a profanação do seu local sagrado e para lá se deslocam. Numa das entradas são recebidos a bala por Fidel que atinge mortalmente Nakua, o homem da frente. Tonito recua e após comunicar a morte de Nakua para Esmeralda, convoca seus guerreiros que estão acampados nas imediações do vale do templo acendendo uma grande fogueira.

Tex e Carson que também estavam acampados no vale vêem o sinal de Tonito e seguem os movimentos dos guerreiros comanches. De outra convergência na entrada do templo se ouve o grito de guerra dos bandoleiros de Prieto ao mesmo tempo que, no seu interior Esmeralda toma providências para que o sagrado tesouro dos últimos descendentes dos astecas jamais caia nas mãos de infiéis.

E é em direção a este paiol de pólvoras preste a explodir que se deslocam os destemidos Tex Willer e Kit Carson, destacados pelo Comando dos Rangers a solucionar mais este tempestuoso evento envolvendo muitos marginais e muitas vítimas nos dois lados da fronteira.

Sem comentários:

Enviar um comentário