domingo, 10 de julho de 2011

Tex Willer no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Lucio Filippucci, o consagrado desenhador italiano que foi o desenhador do Tex Gigante nº 22, intitulado “Seminoles” e que nos dias 15, 16 e 17 de Julho estará presente (assim como o seu colega Fabio Civitelli) na primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, a GIBICON (se bem que oficialmente seja a edição número zero, como uma espécie de preliminar para os eventos que comemorarão em 2012 os 30 anos da Gibiteca de Curitiba, a mais antiga de toda a América Latina), como forma de agradecimento e para assinalar esta sua primeira presença na América Do Sul, fez um desenho exclusivo e alusivo à efeméride:

Lucio Filippucci elegeu o famoso Museu Oscar Niemeyer como pano de fundo para ilustrar a presença de Tex na cidade de Curitiba, Museu esse que é considerado um dos principais e mais visitados pontos turísticos da cidade capital do Paraná.

O complexo de dois prédios, instalado numa área de trinta e cinco mil metros quadrados (dos quais dezanove mil dedicados à área de exposições), é um verdadeiro exemplo da Arquitectura aliada à Arte. O primeiro prédio foi projectado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre da América Lusófona, com 65 m. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projectou o anexo, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica, que foi inclusive bem captada por Filippucci na magnífica ilustração realizada para este grandioso evento como podemos constatar comparando as duas imagens.

Inaugurado no dia 22 de Novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a actual denominação. É conhecido localmente como Museu do Olho, devido ao design de seu edifício. A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitectura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, actualmente representa uma instituição cultural com projecção nacional e internacional, projecção essa que passará a ser ainda maior, depois da passagem de Tex.

Sem comentários:

Enviar um comentário