sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ELEITA NOVA DIRETORIA DO MOVIMENTO O SUL É O MEU PAÍS EM ITAJAÍ-SC

Em concorrida reunião de lideranças e simpatizantes do município de Itajaí SC, aconteceu na tarde do sábado 25 de setembro, a Assembléia que elegeu a nova diretoria do Movimento O Sul é o Meu País neste município. "A reunião foi efetivamente um sucesso visto o grupo que lá compareceu estava disposto a ombrear a causa", disse o presidente nacional do Movimento, jornalista e professor Celso Deucher, que ministrou uma palestra aos presentes.

A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Itajaí e região. Na primeira parte do evento, Deucher fez uma introdução geral sobre a história do Movimento, desde o seu nascimento, sua legalidade, bem como as teses que este defende. “Nosso ideal de autodeterminação vem de longe, mais especificamente no dia em que Sepé Tiarajú prostou-se ao chão, assassinado pelo estado brasileiro, defendendo nosso território. Neste dia 7 de fevereiro de 1756, nascia a causa que defende o Movimento O Sul é o Meu País. Ao longo do tempo outros povos chegaram ao Sul e o ideal continuou mais vivo que nunca, marcando indelevelmente nossa personalidade de povo que luta pelos seus direitos e não se deixa dobrar pelos donos do poder central. Prova maior disto são as diversas revoluções que tiveram como palco a região Sul”, explicou o presidente.

Para ele, o Movimento O Sul é o Meu País é apenas a continuação da história. “Somos apenas conseqüência de cujas causas nossos algozes, os donos de Brasília, não podem nos responsabilizar. Se hoje continuamos lutando por autonomia e até mesmo para criar um novo país é por que eles nunca nos respeitaram e nos trataram em pé de igualdade com os demais povos do Brasil. A eleição do senador e oligarca José Sarney com cerca de apenas 190 mil votos e a não eleição de um dos nossos candidatos como por exemplo o Claudio Vignatti com 1.219.770 votos, mostra claramente que somos brasileiros de segunda categoria e isso nós não aceitamos”, critica Deucher.

Eleição da nova diretoria

O Movimento O Sul é o Meu País foi criado em Itajaí em 1993, quando foi eleito o engenheiro Paulo Arias como presidente local. “Lembro-me que havia muitos adeptos do Movimento na cidade e isso a gente via inclusive na rua pelos adesivos nos veículos. Mas com o passar dos anos a luta arrefeceu no município e agora ela renasce mais forte do que nunca para manter viva a chama da liberdade entre os itajaienses”, relembrou Deucher.

Na segunda parte da reunião, os separatistas voltaram aos trabalhos e foi eleita a diretoria do Movimento O Sul é o Meu País de Itajaí que ficou assim constituída: Guilherme de Marco Wehner (Presidente), Diego Stringari (Vice presidente), Lucio Stringari Junior (Secretário), João L. Peixer (Tesoureiro) e Arthur Weiss (Diretor de Comunicação Social).

Ao final o presidente agradeceu a todos que lá estiveram: "Queremos agradecer e empenhar nosso comprometimento de mutua ajuda. A nova diretoria, nosso desejo de pleno sucesso no trabalho. Para aqueles que por um motivo ou outro não puderam comparecer queremos fazer um chamamento para que se unam a este grupo de camaradas e vamos juntos fazer um grande trabalho em Itajaí".

O presidente eleito, Guilherme Wehner, relembrou a todos o compromisso de em breve promover uma nova reunião chamando novos membros para se juntar ao grupo e citou o hino do estado catarinense, como fonte de inspiração para os itajaienses. "Nunca é demais lembrar o nosso hino de Santa Catarina que nos ensina e nos inspira na luta: O povo que é grande mas não vingativo; Que nunca a justiça e o Direito calcou, Com flores e festas deu vida ao cativo; Com festas e flores o trono esmagou; Quebrou-se a algema do escravo; e nesta grande Nação; é cada homem um bravo e cada bravo um cidadão”.

Para os trabalhos da nova comissão, o presidente eleito ainda destacou: “Temos uma missão importante em nosso município, como cidade pólo da macro-região, o segundo maior arrecadador de ICMS do estado e por fim um dos maiores complexos portuários do Sul. Nosso trabalho será intenso a fim de divulgar a nossa causa e agregar novos simpatizantes e militantes”. Já nos próximos dias a comissão deve iniciar as suas ações de planejamento e estabelecimento de metas. “As próximas semanas serão cruciais para fixação do grupo de trabalho e alinhamento das nossas metas”, complementa Guilherme Wehner.

Ao final da reunião do dia 24, ficou acordado entre os membros da comissão o regime de trabalho para as próximas semanas o que incluirá a realização de uma pesquisa prévia para consultar a população sobre as propostas do movimento O Sul é o Meu País em Itajaí e os meios de divulgação e contato do grupo. Para tanto, os membros da diretoria estarão se reunindo regularmente a partir do mês de Outubro. “Os simpatizantes da causa e as pessoas que desejam conhecer melhor o movimento ou fazer parte da comissão de Itajaí podem acompanhar através das mídias eletrônicas e comunidades de debate, contatos com o grupo e participar das reuniões regulares que logo divulgaremos”, finalizou Wehner.

MAIORES INFORMAÇÕES:
Guilherme de Marco Wehner - Presidente Comissão Municipal de Itajaí: Email guilherme-dmw@hotmail.com / meusul_itajai@hotmail.com. Fone: (47) 9600-8566 |

Sem comentários:

Enviar um comentário