sábado, 7 de maio de 2011

Forte Apache


Tex é chamado ao Forte Apache onde recebe a missão de desmantelar um grupo de apaches rebeldes que contam com a liderança de Matias, um experiente guerreiro, profundo conhecedor de todo território apache e que anteriormente havia lutado ao lado de Gerônimo, o mais famoso guerreiro apache de todos os tempos. Prevendo um difícil confronto com os índios, Tex pede auxílio aos seus amigos de outras aventuras e convoca o irlandês Pat Mac Ryan, o canadense Gros-Jean e o casaca-vermelho Jim Brandon, para assim junto com Kit Carson, Kit Willer e Jack Tigre formarem um pequeno, mas eficiente grupo que tem como objetivo destruir o bando de Matias.

Tex recebe do comandante do Forte Apache várias informações úteis sobre o bando de apaches e entre elas a confirmação de que Matias tem cúmplices brancos, os quais passam dicas e armas que facilitam as incursões dos apaches contra os colonos e pequenos povoados indefesos. Depois de reunir todo o grupo de companheiros, Tex traça um plano de ação cujo primeiro passo é capturar e interrogar os informantes de Matias.

Através de Kit Carson e Kit Willer, Tex recebe de Cochise (chefe supremo dos Apaches Chiricahuas) várias informações úteis sobre Matias e seu bando. Cochise estava bastante preocupado com as ações de Matias, pois alguns jovens guerreiros de sua tribo, iludidos com as vitórias iniciais do bando de apaches, já manifestavam vontade de se unir aos rebeldes.

Alem dos cúmplices brancos, Matias contava também com a ajuda do mestiço Silver, um batedor do Forte Huachuca, que uma vez infiltrado entre os soldados da cavalaria, passava todas as informações para os rebeldes apaches, que assim sempre escapavam das perseguições do exército americano. E é justamente este traidor que Tex usa como isca para lhe indicar onde é o esconderijo secreto de Matias, situado do México, onde a cavalaria americana, por estar atrelada a regulamentos, não tem acesso.

Depois de muitas idas e vindas e capturados todos os cúmplices de Matias (além de destruir os seus covis), Tex ataca a aldeia apache e arma uma cilada para Matias. Mas daí resulta uma sangrenta batalha às margens do Rio Bravo, onde muitos corpos ficarão estendidos sob o sol e onde o sangue tingirá de vermelho as águas do famoso Rio Grande. E o pior: por mais bravos e corajosos que sejam, Tex e seus seis companheiros não conseguirão livrar-se sozinhos dos sobreviventes do bando... Mas quem poderá ajudá-los?

TXCL-003 - Forte Apache, editada em dezembro de 1992, 116 páginas, Cr$ 20.000,00, publicada pela Editora Globo, no mesmo formato dos originais italianos, medindo 14,7 cm de largura por 21 cm de altura, com texto de G.L. Bonelli e desenhos de Aurelio Galeppini.

Sem comentários:

Enviar um comentário