domingo, 20 de março de 2011

O Vale Da Morte


Terminada uma missão em Needles, Tex Willer e seu filho Kit estão retornando para a reserva Navajo, pela região do Deserto de Mojave e Vale da Morte, quando neste último encontram uma caravana que escoltava toda uma tribo de Shoshones.

Recebidos por Luther Denison e seus homens, verificam que os índios foram recrutados para trabalharem na exploração do Borax, mineral encontrado na região. Conversando com os índios, Tex não encontra qualquer irregularidade, e por esta razão prossegue sua jornada, com seu filho, até Las Vegas.

Lá chegando, são recebidos pelo xerife, Alan Robertson , que se identifica como um velho conhecido do ranger, e que lhe implora para que não arranje confusão. Mas a confusão corre atrás do nosso herói, que junto de seu filho e do xerife vão jantar no "Overland", onde acontece uma festança patrocinada por um minerador, Hewitt, que se revela outro velho conhecido de aventuras do ranger. Após a saída do xerife, ocorre um incidente com um dos presentes, que ameaça os três amigos com sua arma, sendo que o velho minerador, numa atitude aparentemente impensada, reage sacando a sua, mas é salvo da morte por Tex, que abate inimigo.

Cansado e abatido, o velho minerador se despede, deixando Tex com uma pulga atrás da orelha. Num momento de inspiração, após refletir sobre os fatos, nosso amigo corre para o quarto de Hewitt, salvando-o mais uma vez, desta feita de uma tentativa de suicídio.

Após recuperar-se, Hewitt relata a Tex e Kit a situação difícil em que se encontra a sua empresa, não podendo competir com a "Nevada Borax Company", que se utilizava do trabalho escravo índio, e tendo um empréstimo negado pelo banco.

Indignado, Tex percebe que a caravana que encontrou era para aquela companhia, e que os índios estavam sendo ludibriados com promessas de casa e comida. Resolve intervir para reparar a injustiça e também ajudar seu velho amigo.

No dia seguinte vai com Kit até o banco, onde defronta-se com os capangas do dono da empresa, Hatfield, que também acaba se mostrando um velho conhecido do ranger, que lhe devia a vida, motivo pelo qual aceita fazer o empréstimo (não sem antes uma pequena pressão psicológica).

Junto com Hewitt, nossos heróis partem para o vale da morte, sendo que no caminho são alvos de uma tocaia, da qual escapam, em parte com a ajuda do xerife, que tinha suspeitado do fato. Há também um encontro inusitado com a "twenty Mule Team" , um enorme carroção puxado por vinte mulas, da "Nevada", que fazia o transporte do Borax.

Chegando ao acampamento do velho minerador, Tex e Kit passam a noite e no dia seguinte partem para o campo de trabalho da "Nevada Borax Company". Lá chegando não são muito bem recebidos, após mostrarem a intenção de conversarem com os índios, razão pela qual é necessário um confronto com os bandidos.

Verificada as condições desumanas a que os índios eram submetidos, Tex e Kit partem para Furnace Creek, onde está Alvin Tanner, dono da companhia e Luther Denison. São recepcionados com animosidade pelo empregados, mas não pelos indivíduos mencionados, que se mostram prestativos e demonstram não terem ciência do que acontecia com os índios.

Decidido a esclarecer o caso, Tex vai a Mesquite Spring, visitar o agente índio e deixa seu filho em Furnace Creek. Lá chegando, é alvo de uma armadilha armada por Glen Spark, o agente índio, cientificado da visita do ranger pelo traiçoeiro Alvin Tanner. Mais uma vez a habilidade e sorte do nosso herói o salva da situação. Após se livrar dos bandidos, regressa imediatamente, preocupado com o que pode ter acontecido a seu filho.

Chegando a Furnace Creek, Tex de debate com uma sentinela e liberta o filho, mas descobre que os dois patifes principais saíram para encontrar-se com um terceiro desconhecido. Após libertar os cavalos do estábulo, o que impediria os demais bandidos de persegui-los, nossos amigos, junto ao sentinela (devidamente "convencido" a guiá-los), partem para Lost Mine, onde acontece a confrontação final com os bandidos, sendo que revela-se a verdadeira identidade do dono da "Nevada Borax Company", e a participação de pessoas até então insuspeitas. Um final surpreendente.

TXF-002 - O Vale da Morte, agosto de 2003, publicada pela Editora Mythos, medindo 13,5cm de largura por 17,7cm de altura, 212 páginas. Texto de G. L. Bonelli, desenhos de F.Fusco e capa de A. Galleppini.

Sem comentários:

Enviar um comentário