quarta-feira, 2 de março de 2011

Volkswagen lança carro dedicado a Tex Willer

Por José Carlos Francisco

O Salão Automóvel de Genebra 2011, um dos mais importantes eventos mundiais do sector automóvel, abriu esta terça-feira as portas, mas apenas para a imprensa. A partir de quinta-feira, e até 13 de Março, estará aberto ao público em geral para dar a conhecer as novidades do mundo automóvel, com destaque para os modelos eléctricos. Apesar da aposta em motorizações ecológicas, são também esperadas novidades ao nível dos topo de gama.

Mas a maior novidade de Genebra no que aos fãs de Tex diz respeito é o lançamento por parte da Volkswagen de um “concept car” (um protótipo) dedicado a Tex Willer: o Volkswagen Tex!

O Volkswagen Tex da Italdesign marca a estreia de Giorgetto Giugiaro no Grupo Volkswagen e o nome é dedicado a Tex Willer, o herói da banda desenhada italiana publicado por Sergio Bonelli e é sem dúvida alguma uma linda e prestigiosíssima homenagem ao nosso Ranger.

O Volkswagen Tex representa a nova visão do estúdio italiano de design, com um coupê que utiliza a tecnologia Blue e-motion da Volkswagen e também o sistema de direcção Twin Drive. Isso quer dizer que este conceito utiliza um sistema híbrido no seu motor de 1.4 litros turbo, que possui 85 Kw de potência com a bateria carregada.

A sua transmissão possui sete velocidades sequenciais. Com este sistema, o Volkswagen Tex poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos, e atingir a velocidade máxima de 220 km/h. Rodando apenas com o motor eléctrico, a sua velocidade máxima é de 35 km/h.

Mas neste caso, o desportivismo e a ecologia não são mundos distintos: “Para a nossa estreia no grupo fizemos umas pesquisas imaginando os Volkswagens do futuro próximo, automóveis pensados maioritariamente para a cidade, e demos uma interpretação pessoal. Tex é a nossa interpretação do Volkswagen desportivo do amanhã” declarou Giorgetto Giugiaro, o estilista (e autor do conceito).

A linha é, obviamente, caracterizada por um espírito desportivo, em que os destaques são os “sulcos” sobre o capô com um desenho em “V”, que termina no logótipo da Volkswagen posicionado no centro da subtil grelha. O aspecto geral é o de um carro bem preso ao chão, com um baixo centro de gravidade e uma linha de cintura discretamente ascendente em direcção à traseira, o que torna o vidro posterior, onde está inserido um aileron, muito compacto.

A autonomia do Volkswagen Tex é de 240 km com a bateria totalmente carregada, ou seja, emissão zero do veículo. O seu interior tem quatro assentos, com design ergonómico para maior conforto dos passageiros e optimização do espaço interno.

Quanto às dimensões, o Volkswagen Tex mede 3,99 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,35 metros de altura e tem algo que o torna único: ao contrário de muitos outros híbridos vistos até hoje, o Volkswagen Tex não é de tracção dianteira ou integral. É simplesmente de tracção traseira a 100%, em honra do desportivismo.

Finalizamos dizendo que ainda não se sabe se o Volkswagen Tex chegará a ser produzido em série, mas em caso positivo, não o será antes de 2018.












Artigo publicado originalmente em: http://texwillerblog.com/wordpress/?p=26121

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Sem comentários:

Enviar um comentário